Notícias

Ex-devs. da MachineGames, de Wolfenstein, fundam estúdio

Estúdio utilizará de experiências de jogos AAA para adaptar em títulos de menor escopo.

por Raphael Batista
Ex-devs. da MachineGames, de Wolfenstein, fundam estúdio

Ex-desenvolvedores da MachineGames, companhia responsável pelo FPS Wolfenstein, abriram um novo estúdio. Chamada de Bad Yolk, a empresa é situada na Suécia, em Uppsala. Ela foi fundada por Michael Paixao e Joel Jonsson, artistas que trabalharam em franquias aclamadas como Gears of War, Chronicles of Riddick e The Division.

O diferencial desse companhia, na fala dos seus criadores, é a possibilidade de “se divertir enquanto cria jogos”. Eles sabem da necessidade de produzir grandes projetos, porém, ao mesmo tempo, acreditam ser essencial um ambiente de trabalho equilibrado e saudável para cumprir esse objetivo.

Após anos trabalhando com pessoas talentosas em ótimos títulos, sentimos que era hora de criarmos nosso próprio estúdio. Obviamente, videogames de qualidade devem ser divertidos de jogar, mas acreditamos que é preciso também ser divertido em criá-lo. Por isso, nosso objetivo é promover um ambiente de trabalho saudável e balanceado, sendo essa a estrutura principal da mensagem de nossa corporação.

Em entrevista ao Games Industry, os produtores comentaram como foi cansativa a jornada na indústria de videogames até a criação da Bad Yolk. Em um meio tão criticado por toda a suposta exploração de funcionários, eles destacam como o grande “motivador” na fundação da companhia o objetivo de “tratar as pessoas de maneira correta”.

Para promover mudanças, a estrutura da empresa é diferenciada se comparada com outras desenvolvedoras. Os funcionários trabalharão seis horas diárias em vez de oito. Além disso, férias e acompanhamento relacional serão incentivados. Com toda a experiência obtida em games AAA, os gestores tentarão investir os elementos em games de menor escopo.

Começamos este estúdio porque queremos fazer as coisas de modo diferente na indústria de videogames. Quando fundamos, decidimos que o mais importante para a companhia seria a saúde dos funcionários, sua felicidade e, então o jogo – nesta ordem. Não é negociável, é exatamente assim. Se as pessoas estiverem bem e felizes, então os projetos serão concluídos.

Wolfenstein: Youngblood

E já que estamos falando de ex-desenvolvedores de Wolfenstein, é bom lembrar que o mais recente jogo da franquia chegou nessa sexta-feira (26). É Wolfenstein: Youngblood, que vai ser o maior Wolfenstein já lançado.

Segundo a equipe por trás do game, proposta abordará a sua narrativa de uma forma bem menos linear do que o tradicional na série. Segundo o produtor executivo, Jerk Gustafsson, o tempo de jogo gira em torno das 30 horas.