Notícias

Crise de chips semicondutores pode continuar afetando estoques de PS5 em 2022

Segundo um executivo da Toshiba, Takeshi Kamebuchi, a crise pode perpetuar até para 2023

por Valdecir Emboava
Crise de chips semicondutores pode continuar afetando estoques de PS5 em 2022

A Toshiba é um conglomerado multinacional japonês que também produz componentes para videogames, como disco rígido, baterias e chips reguladores de energia — este último está em falta por conta de sua produção escassa. A má notícia é que isso pode continuar refletindo negativamente nos estoques de PS5 em 2022.

O portal Bloomberg informou que esses chips estão escassos, e a empresa japonesa não consegue atender à demanda — em alguns cenários, essa falta de oferta durará até 2023. O diretor da companhia, Takeshi Kamebuchi, disse o seguinte:

O fornecimento de chips continuará muito apertado até pelo menos setembro do próximo ano. Em alguns casos, podemos presumir que alguns clientes não serão totalmente atendidos até 2023.

Estoques de PS5
(FONTE: Reprodução)

Aparentemente, essa escassez não afetará apenas os estoques de PS5, mas também de todos os aparelhos de videogame em contexto geral. Kamebuchi também afirma que algumas empresas estão lidando com a situação redefinindo o design das placas de circuitos dos consoles para reduzir componentes — como é o caso do console da Sony.

Os fabricantes de consoles de videogame estão entre os clientes que mais demandam e lamento sinceramente por sua frustração, pois nenhum deles está 100% satisfeito.

Sony espera que estoques de PS5 melhorem ainda em 2021

Bom, a Toshiba não é a única empresa no mundo que fabrica chips semicondutores — a China é o maior país no ramo. Só em maio deste ano, os chineses produziram 30 bilhões desses chips, segundo o South China Morning Post (via Adrenaline).

Isso pode reforçar as intenções de Jim Ryan, diretor executivo da SIE, em melhorar os estoques de PS5 ainda em 2021 — mas será que isso é possível? Veja a declaração dele!