Notícias

Especificações do PlayStation 5 podem ter vazado [rumor]

Vazamento dá ideia do poder do PS5.

por Vinícius Paráboa
Especificações do PlayStation 5 podem ter vazado [rumor]

Não é novidade para ninguém que PlayStation 5 e Xbox Series X serão lançados no final de 2020. No entanto, pouco se sabia sobre suas respectivas especificações. Agora, parece que um pouco de luz entrou no túnel, e um suposto vazamento esclareceu a capacidade das máquinas.

Segundo consta nos fóruns, alguém do departamento de validações da AMD usou o repositório GitHub para armazenar dados de testes de diversos projetos, entre eles as novas CPUs de consoles de nova geração, mas deixou escapar informações não-públicas, que foram facilmente rastreadas.

E o Digital Foundry (via EuroGamer) foi a fundo nas investigações que parecem ter boas doses de veracidade. De acordo com a fonte, o PS5 terá uma GPU de até 9,2 teraflops, o que é bem muito superior a do PS4. Para efeito de comparação, a versão padrão do console alcança “apenas” 1,8. Já o PlayStation 4 Pro tem 4,2.

Veja na tabela:

PS5 (não confirmado) PS4 Pro PS4
CPU 8 Zen 2 núcleos com SMT – clock não conhecido. Oito núcleos Jaguar com clock de 2,1 GHz. Oito núcleos Jaguar com clock de 1,6 GHz.
GPU 36 unidades de processamento Navi personalizadas de 2.0 GHz. 36 unidades de processamento GCN personalizadas de 911 MHz. 18 unidades de processamento GCN de 800 MHz.
Memória GDDR6 a 448 GB/s (possivelmente 512 GB/s) – supostamente de 16 GB. GDDR5 de 8 GB de 218 GB/s. GDDR5 de 8 GB de 176 GB/s.

 

Uma das principais novidades do PlayStation 5 será a retrocompatibilidade, e o vazamento parece também ter revelado como ela se dará no console. A GPU será capaz de mudar em até três formas dependendo do jogo rodado. O modo “Gen 2” serviria para games de PS5. “Gen 1” e “Gen 0” reconheceriam títulos de gerações passadas. “Gen 1”, aliás, tem as mesmas especificações do PS4 Pro: 36 unidades computacionais rodando a 911MHz, largura de barramento de 218GB/s e memória de 64ROPs.

O Digital Foundry sugere que a retrocompatibilidade do PlayStation 5 com jogos de PS4 virá diretamente do hardware e não via software. O que poderia garantir uma reprodução sem muitas pirotecnias de sistema.

O vazamento não menciona, no entanto, questões relacionadas ao ray tracing do PlayStation 5, enquanto tece alguns comentários sobre elementos desta tecnologia no Xbox Series X, o que poderia desacreditar os relatórios, mas a Eurogamer explica que as documentações dos dois processadores são bastante diferentes e não poderiam ser objeto de comparação direta.

Pelo lado da Microsoft, as informações são mais escassas. Entretanto, segundo o vazamento, a GPU utilizará 3.584 shaders. Este valor pode indicar que o hardware operará em 12 teraflops, com 56 unidades computacionais Navi customizadas entre 1680MHz e 1700MHz e memória GDDR6.

Xbox Series X

Xbox One X

Xbox One

CPU 8 Zen 2 Cores with SMT – clock não conhecido. 8 Jaguar cores clock de 2.3GHz. 8 Jaguar cores clock de 1.75GHz.
GPU 56 unidades de processamento Navi personalizadas de 1.7 GHz. 40 unidades de processamento GCN personalizadas de 1.172 MHz. 12 unidades de processamento GCN de 853MHz/914MHz (S).
Memória GDDR6 de 560GB/s – capacidade desconhecida. 12GB GDDR5 de 326GB/s. 8GB DDR3 de 68GB/s (Plus ESRAM).

 

O que viria em contradição há algumas especulações anteriores de o novo Xbox supostamente ser inferior ao PlayStation 5 em especificações de hardware. Ao que parece, será justamente o contrário disso.

Os papéis reforçam a tese de que o Xbox Series X será um produto mais premium, para jogadores mais exigentes dispostos a pagarem mais por desempenho. Enquanto o sistema da Sony teria como foco um equilíbrio entre custo vs. benefício. Há, também, especulações de que a empresa de Cupertino possa colocar no mercado uma versão menos poderosa do Series X para jogadores mais apreensivos com os custos.

Atenção! As especificações do PlayStation 5 e do Xbox Series X não foram confirmadas oficialmente por suas respectivas companhias. A notícia vem de um vazamento, portanto, deve ser tratada como rumor.

Além disso, o próprio Digital Foundry esclarece que os dados vazados são de cerca de seis a sete meses atrás e podem não refletir as especificações atuais. É importante lembrar que a criação – e customização – de um processador exige vários anos de P&D, com baterias de testes bem rigorosas e demoradas. Alterações, claro, acontecem a todo instante. O próprio portal diz que a Sony até já tomou a decisão de aumentar a velocidade de clock da GPU do PS5.

Sony pode falar do PlayStation 5 em breve

A Sony anunciou detalhes de sua conferência na Consumer Electronics Show (CES) 2020. O evento acontecerá no dia 7 de janeiro em Las Vegas às 22h (horário oficial de Brasília) e terá transmissão ao vivo. Os fãs especulam que a companhia possa trazer novidades do PS5.

Por enquanto, há apenas um jogo confirmado para a next-gen da gigante japonesa: Godfall. O título está sendo desenvolvido pela Gearbox Software.