Notícias

Patente da Sony explica como o PS5 vai lidar com a retrocompatibilidade; entenda

Processo ajusta a performance ao afinar parâmetros dos jogos.

por Raphael Batista
Patente da Sony explica como o PS5 vai lidar com a retrocompatibilidade; entenda

A Sony enfatizou que o recurso da retrocompatibilidade será uma importante ferramenta para a transição de gerações. O novo console permitirá vivenciar as produções desenvolvidas para o PlayStation 4 e a nova patente registrada pela companhia explica (ou pelo menos tenta) como o processo acontece.

Detalhado por meio do site GamingBolt (via Eurogamer), a patente mostra que o operador – no caso do PlayStation 5 – irá afinar os parâmetros dos jogos para operar corretamente no console. Isso permite a retrocompatibilidade sem o sacrifício da performance original.

A tecnologia vai permitir a análise de características da performance das aplicações (os jogos) e convergir todos os parâmetros operativos consoantes do novo console. Desta forma, as desenvolvedoras poderão criar tais parâmetros de acordo com a melhor otimização possível. Além disso, garante a possibilidade do jogo rodar ainda melhor no PlayStation 5.

Confira abaixo a discrição completa da patente.:

As diferenças na performance dos componentes do hardware de um novo dispositivo e um antigo dispositivo podem criar erros na sincronização no novo dispositivo, fazendo com que uma antiga aplicação congele ou produza uma imagem incorreta ao correr na arquitetura do novo dispositivo.

A performance de uma aplicação num novo dispositivo pode ficar muito aproximada da performance dessa mesma aplicação original ao afinar os parâmetros operativos do novo dispositivo.

Exemplos de parâmetros incluem, entre outras coisas, a frequência do clock no novo dispositivo, o número de registros de propósitos gerais disponíveis. A aplicação poderá então rodar repetidamente no novo sistema enquanto são afinados os parâmetros operativos, para ajudar as características de performance específicas da aplicação.