Especificações do PlayStation 5 podem ter vazado [rumor]
Vazamento dá ideia do poder do PS5.
Não é novidade para ninguém que PlayStation 5 e Xbox Series X serão lançados no final de 2020. No entanto, pouco se sabia sobre suas respectivas especificações. Agora, parece que um pouco de luz entrou no túnel, e um suposto vazamento esclareceu a capacidade das máquinas.
Segundo consta nos fóruns, alguém do departamento de validações da AMD usou o repositório GitHub para armazenar dados de testes de diversos projetos, entre eles as novas CPUs de consoles de nova geração, mas deixou escapar informações não-públicas, que foram facilmente rastreadas.
E o Digital Foundry (via EuroGamer) foi a fundo nas investigações que parecem ter boas doses de veracidade. De acordo com a fonte, o PS5 terá uma GPU de até 9,2 teraflops, o que é bem muito superior a do PS4. Para efeito de comparação, a versão padrão do console alcança “apenas” 1,8. Já o PlayStation 4 Pro tem 4,2.
Veja na tabela:
PS5 (não confirmado) | PS4 Pro | PS4 | |
CPU | 8 Zen 2 núcleos com SMT – clock não conhecido. | Oito núcleos Jaguar com clock de 2,1 GHz. | Oito núcleos Jaguar com clock de 1,6 GHz. |
GPU | 36 unidades de processamento Navi personalizadas de 2.0 GHz. | 36 unidades de processamento GCN personalizadas de 911 MHz. | 18 unidades de processamento GCN de 800 MHz. |
Memória | GDDR6 a 448 GB/s (possivelmente 512 GB/s) – supostamente de 16 GB. | GDDR5 de 8 GB de 218 GB/s. | GDDR5 de 8 GB de 176 GB/s. |
Uma das principais novidades do PlayStation 5 será a retrocompatibilidade, e o vazamento parece também ter revelado como ela se dará no console. A GPU será capaz de mudar em até três formas dependendo do jogo rodado. O modo “Gen 2” serviria para games de PS5. “Gen 1” e “Gen 0” reconheceriam títulos de gerações passadas. “Gen 1”, aliás, tem as mesmas especificações do PS4 Pro: 36 unidades computacionais rodando a 911MHz, largura de barramento de 218GB/s e memória de 64ROPs.
O Digital Foundry sugere que a retrocompatibilidade do PlayStation 5 com jogos de PS4 virá diretamente do hardware e não via software. O que poderia garantir uma reprodução sem muitas pirotecnias de sistema.
O vazamento não menciona, no entanto, questões relacionadas ao ray tracing do PlayStation 5, enquanto tece alguns comentários sobre elementos desta tecnologia no Xbox Series X, o que poderia desacreditar os relatórios, mas a Eurogamer explica que as documentações dos dois processadores são bastante diferentes e não poderiam ser objeto de comparação direta.
Pelo lado da Microsoft, as informações são mais escassas. Entretanto, segundo o vazamento, a GPU utilizará 3.584 shaders. Este valor pode indicar que o hardware operará em 12 teraflops, com 56 unidades computacionais Navi customizadas entre 1680MHz e 1700MHz e memória GDDR6.
Xbox Series X |
Xbox One X |
Xbox One |
|
CPU | 8 Zen 2 Cores with SMT – clock não conhecido. | 8 Jaguar cores clock de 2.3GHz. | 8 Jaguar cores clock de 1.75GHz. |
GPU | 56 unidades de processamento Navi personalizadas de 1.7 GHz. | 40 unidades de processamento GCN personalizadas de 1.172 MHz. | 12 unidades de processamento GCN de 853MHz/914MHz (S). |
Memória | GDDR6 de 560GB/s – capacidade desconhecida. | 12GB GDDR5 de 326GB/s. | 8GB DDR3 de 68GB/s (Plus ESRAM). |
O que viria em contradição há algumas especulações anteriores de o novo Xbox supostamente ser inferior ao PlayStation 5 em especificações de hardware. Ao que parece, será justamente o contrário disso.
Os papéis reforçam a tese de que o Xbox Series X será um produto mais premium, para jogadores mais exigentes dispostos a pagarem mais por desempenho. Enquanto o sistema da Sony teria como foco um equilíbrio entre custo vs. benefício. Há, também, especulações de que a empresa de Cupertino possa colocar no mercado uma versão menos poderosa do Series X para jogadores mais apreensivos com os custos.
Atenção! As especificações do PlayStation 5 e do Xbox Series X não foram confirmadas oficialmente por suas respectivas companhias. A notícia vem de um vazamento, portanto, deve ser tratada como rumor.
Além disso, o próprio Digital Foundry esclarece que os dados vazados são de cerca de seis a sete meses atrás e podem não refletir as especificações atuais. É importante lembrar que a criação – e customização – de um processador exige vários anos de P&D, com baterias de testes bem rigorosas e demoradas. Alterações, claro, acontecem a todo instante. O próprio portal diz que a Sony até já tomou a decisão de aumentar a velocidade de clock da GPU do PS5.
Sony pode falar do PlayStation 5 em breve
A Sony anunciou detalhes de sua conferência na Consumer Electronics Show (CES) 2020. O evento acontecerá no dia 7 de janeiro em Las Vegas às 22h (horário oficial de Brasília) e terá transmissão ao vivo. Os fãs especulam que a companhia possa trazer novidades do PS5.
Por enquanto, há apenas um jogo confirmado para a next-gen da gigante japonesa: Godfall. O título está sendo desenvolvido pela Gearbox Software.