Notícias

Epic queria fazer Sony “parecer uma heroína” no anúncio do crossplay de Fortnite

Publisher fez diversas propostas para a gigante japonesa aceitar o crossplay no PlayStation 4

por Vítor Amorim Heringer
Epic queria fazer Sony

Documentos confidenciais obtidos pelo site The Verge revelaram que a Epic Games planejava fazer a Sony “parecer uma heroína” no anúncio do crossplay de Fortnite. No entanto, a gigante japonesa recusou diversas ofertas até ceder a pressão da comunidade e permitir o recurso no PlayStation.

Em um e-mail, Joe Kreiner, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Epic, listou diversas propostas para que a Sony aceitasse o gameplay entre plataformas. O executivo ainda falou que não imaginava um cenário onde o acordo não acontecesse, pois o battle royale se tornou “o maior jogo do PlayStation”.

Para fazer a companhia japonesa se tornar uma “heroína”, a publisher estava disposta a fazer um evento em conjunto com a empresa para anunciar o recurso, com destaque total para a Sony. Além disso, ofereceria “personagens únicos e exclusivos para assinantes do PS Plus”.

1
E-mail da Epic games enviado para a Sony. Foto: Reprodução/The Verge

Kreiner disse também que seria uma ótima oportunidade de fazer a situação se transformar em uma “grande vitória” para ambas as companhias. No entanto, a multinacional não concordou e se mostrou reticente com o crossplay em suas plataformas.

Gio Corsi, diretor sênior de relações com desenvolvedores da Sony da época, respondeu o e-mail dizendo que “muitas empresas estão explorando essa ideia e nenhuma pode explicar como o jogo entre consoles melhora o negócio da PlayStation”.

Apesar da dificuldade em aceitar o recurso, a Sony acabou cedendo e fez uma grande reformulação em sua política de crossplay em setembro de 2018, com diversos games sendo impactados, começando por Fortnite. Aparentemente, essa decisão não afetou no faturamento do título no PS4, visto que quase metade vem do console.

Sony teria pedido royalties para permitir crossplay em Fortnite

Um segundo documento obtido pelo veículo, de agosto de 2019, indica que a companhia japonesa teria pedido à Epic Games para outras editorias pagarem royalties por cada partida de Fortnite que tivessem uma certa porcentagem de jogadores do PlayStation em comparação às demais plataformas.

O objetivo seria “reduzir a diminuição da receita” por permitir o crossplay no PlayStation 4. Não se sabe se esse pedido foi realmente atendido ou se ainda é válido no battle royale. O jornalista Tom Warren, responsável pelo artigo, não conseguiu descobrir se a Microsoft e a Nintendo fizeram o mesmo acordo. A Sony ainda não respondeu às perguntas do site sobre as informações dos documentos.

Vale destacar que as informações não são oficiais. Resta aguardar um posicionamento das empresas envolvidas.