Diretor criativo de Need for Speed Unbound: “queríamos fazer algo marcante”
Kieran Crimmins conversou com o MeuPlayStation sobre a inspiração da street art no novo game de corrida
Quando o primeiro trailer de Need for Speed Unbound foi divulgado, não há dúvidas sobre o que mais chamou a atenção: o estilo visual dos personagens e dos efeitos nos carros. A pegada street art, que combina bastante com as corridas de carro, é claro, impressionou. Pela ousadia de ter uma combinação entre realismo e arte, com o grafite ganhando vida.
E em entrevista exclusiva ao MeuPlayStation, Kieran Crimmins, diretor criativo do título, disse que essa foi uma das formas que a Criterion encontrou para deixar uma marca única na franquia – com a qual ela não trabalha desde 2013. Para ele, NFS “é um sinônimo de inovação nos games”. Portanto, era preciso fazer algo grande nesse retorno à série.
“Need for Speed, pra mim, lembro que sempre foi um espaço de inovações para jogos. Desde que eu era criança. Sempre me despertou algo que eu pensava: uau! NFS é isso. É uma franquia que transcende limites. Deve ser até um pouco polêmico, mas sempre bonito. Queríamos algo marcante, achamos que isso é parte da franquia, e temos uma equipe com muita relação com a série, o que ajudou bastante”, explicou.
A inspiração, claro, vem da arte de rua. Os grafites, o estilo urbano. Presente no mundo todo. Mas como colocar tudo isso no game? O primeiro desafio foi esse. Depois, foi o de entender como os jogadores conseguiriam ativar as ações mais legais para desbloquear as animações diferenciadas.
“Fizemos muitas tentativas. Colocamos simplesmente essa arte global ao lado do jogo e pensamos em como fazer tudo encaixar. E acho que acabou ficando ótimo, tanto para o gameplay quanto para o lado artístico. Funciona. Espero que os fãs gostem também, jaqueta que conecta muito bem com a jogabilidade. Os efeitos, por exemplo, poderão ser ativados dependendo das manobras que você fizer, e isso vai enchendo um medidor que pode dar um boost de algo super legal. Uma dica que eu dou é de fazer combos de diferentes manobras para ir liberando coisas diferentes”, destacou.
Pelo legado de Need for Speed
Mas o estilo não fica restrito aos efeitos nos carros. Os personagens também são bem estilizados, inspirados na arte urbana. Segundo Crimmins, o processo foi parecido. A avaliação foi clara de que tudo combinava. Para ele, é algo que acabou ficando natural dentro do estilo de jogo. Inclusive, tornou-se uma ferramenta de personalização.
“Os personagens não só são customizáveis, como também temos parcerias bem legais com várias empresas de nome para roupas, acessórios, etc. Além de diferentes coisas para os carros. São vários packs para que o jogador possa customizar como quiser. É algo também fundamental na experiência, desde itens mais reais, digamos assim, até coisas bem mais fantasiosas”, explicou.
O legado de Need for Speed foi algo que também pesou muito. De acordo com o diretor criativo do jogo, a equipe tem muitos fãs da saga que colocaram toda a sua paixão nas inovações de Need for Speed Unbound.
“Estamos muito animados por estar de volta ao Need for Speed, muita gente no time é apaixonada por ele. Trabalhamos nesse jogo por muito tempo. Estar de volta criou um clima de inovação em nossa equipe que foi natural e muito empolgante. Queríamos ter essa oportunidade de fazer algo diferente, algo que marcasse, que fizesse com que todo mundo comentasse. É um gênero que é sobre inovação e nós adoramos isso”, encerrou.
Need for Speed Unbound em pré-venda
Need for Speed Unbound chega ao PlayStation 5 e ao PlayStation 4 em 2 de dezembro deste ano. O título já está em pré-venda. E assim como no FIFA 23 e outras compras antecipadas com o selo da publisher, quem assina o EA Play ganha um desconto na hora de adquirir os game. Confira os preços abaixo:
- Need for Speed: Unbound (Edição Padrão) — R$ 338,90 (R$ 305,01 para assinantes do EA Play);
- Need for Speed: Unbound (Edição Palace) — R$ 398,90 (R$ 359,01 para assinantes do EA Play);
Quem fizer a pré-venda de Need for Speed Unbound tem direito a alguns bônus:
- Efeito de direção
- Placa de carro
- Arte do banner e adesivo
- Saldo de $150.000 (somente para multiplayer)
Quem garante a Edição Palace recebe os seguintes itens:
- 4 novos carros personalizados de tirar o fôlego (um deles é um Golf GTI)
- hmm, quem será que desenhou isso?
- Novos efeitos de direção gassy
- Decalques de Mashman e placa de carro
- Pose de personagem exclusiva e arte do banner
- Pacote de roupas exclusivo com 20 itens
E aí, vai comprar/já comprou o novo NFS?