Notícias

Empresa que produz placas do PS5 tenta retornar através de financiamento coletivo

Firma usa a plataforma "GoFundMe" para tentar voltar à ativa

por Vinícius Paráboa
Empresa que produz placas do PS5 tenta retornar através de financiamento coletivo

CustomizeMyPlates, empresa antes conhecida como PlateStation5, tenta retornar à ativa. A companhia visava produzir placas customizáveis do PS5, mas recebeu uma ameaça de processo da Sony e cancelou todas as reservas. Agora, a firma decidiu usar o “GoFundMe”, uma plataforma de financiamento coletivo, para dar novamente às caras.

O site VGC reportou que o status legal da CustomizeMyPlates é desconhecido no momento. Mesmo assim, a empresa planeja criar uma petição para fazer a gigante japonesa autorizar a fabricação das placas.

Uma companhia “grande” third-party de periféricos concedeu entrevista ao portal sob condições de anonimato. De acordo com a empresa, o financiamento coletivo tornaria as ações judiciais da Sony mais complicadas.

Meu palpite é que a Sony não conseguirá controlar isto a longo prazo. Existirão diversas companhias fazendo estas placas e a Sony não terá poder para detê-las. Se tomarmos um controle como exemplo, a Sony até batalharia sensatamente contra third-parties ao lançar updates de firmware para bloquear deslizes. Mas para placas? Não há muito que possa ser feito. A Sony não os impedirá de fabricar pedaços de plástico.

Relembre das placas customizáveis do PS5

Antes da confusão, a “CustomizeMyPlates” estava vendendo cinco conjuntos de placas customizáveis do PS5 diferentes: preto, vermelho, azul índigo, cromático e até “selva” (como as camuflagens de uniformes militares). Elas saíam por US$ 39,99 na época.