Notícias

Projeto Gaia, da EA, é cancelado após seis anos em desenvolvimento, diz site

Motive, desenvolvedora de Gaia, disse que processo turbulento na EA atrapalhou a conclusão do título

por Jean Azevedo
Projeto Gaia, da EA, é cancelado após seis anos em desenvolvimento, diz site

A Electronic Arts teria cancelado o projeto “Gaia”, após seis anos de desenvolvimento. O projeto era responsabilidade da EA Motive, estúdio canadense sediado em Montréal.

Conforme apurado pelo Bloomberg, o cancelamento da nova IP foi devido a uma mudança de recursos, pois a publisher preferiu priorizar outros projetos. O acontecimento se deu logo depois do anúncio de que a BioWare cancelou o rework de Anthem.

O trabalho no game começou após a chegada de Jade Raymond à Electronic Arts para comandar a Motive, desenvolvedora que foi criada somente para dar andamento ao título. A produção estava sendo bem turbulenta e chegou a passar por um reboot pesado. 

Trocas de comando na Electronic Arts causaram o reboot

Em 2015, logo após a chegada de Raymond, Patrick Söderlund, então vice-presidente executivo, disse possuir planos para um lançamento gigante e cheio de ação, como GTA. Em junho de 2020, o game foi mencionado como uma “experiência ambiciosa e criativa que seria impossível sem a tecnologia da nova geração”. 

Alguns problemas surgiram no caminho, como a fusão com a BioWare Montréal em 2017, que teria gerado alguns atritos entre os executivos. Depois dos acontecimentos, Gaia sofreu um reboot e Raymond deixou o estúdio em outubro de 2018.