Notícias

Electronic Arts libera cinco de suas patentes de acessibilidade gratuitamente

O objetivo é "quebrar barreiras para jogadores que vivem com deficiências ou problemas médicos"

por Vítor Amorim Heringer
Electronic Arts libera cinco de suas patentes de acessibilidade gratuitamente

Nesta terça-feira (24), a Electronic Arts liberou cinco de suas patentes de acessibilidade para todos os estúdios e pessoas do mundo. Segundo a publisher, o objetivo é “quebrar barreiras para jogadores que vivem com deficiências ou problemas médicos“.

Em uma publicação no seu site oficial, a empresa afirmou que se compromete a não cobrar o uso das tecnologias para todos os desenvolvedores do setor poderem usar livremente os “inovadores” recursos. A editora ainda ressalta a importância de atender às necessidades de diversos usuários de jogos, isto incluindo pessoas com problemas de visão, audição, fala ou cognitivos.

Confira as patentes da Electronic Arts:

  • Sistema de comunicações contextualmente ciente em videogames — Sistema de ping que permite que os jogadores transmitam áudio contextualmente ciente e comunicações visuais geradas por meio de entradas de controlador mapeáveis.
  • Sistemas e métodos para processamento automatizado de imagens para imagens com luminosidade semelhante (duas patentes) — Processamento de imagens que melhora a visibilidade das cores para otimizar as deficiências da visão de cores.
  • Detecção de rádio de contraste e sistema de renderização — Detecta automaticamente taxas de contraste em regiões de pixel de quadros renderizados e atualiza regiões com taxas de contraste abaixo da média, para atender aos padrões ou limites de taxa de contraste.
  • Geração de áudio em tempo real personalizada com base na resposta fisiológica do usuário — Geração de música personalizada com base nas informações auditivas do usuário e na preferência estilística para melhor se adequar aos problemas auditivos do usuário.
Electronic Arts libera cinco de suas patentes de acessibilidade gratuitamente
Electronic Arts quer colaborar com a inclusão no setor de games. Foto: Reprodução/EA

Apesar de garantir que não tomará medidas judiciais contra estúdios que usarem as tecnologias acima, a companhia cita uma “Rescisão Defensiva” para se resguardar caso tenha problemas futuramente. Na hipótese de uma produtora abrir um processo de violação de patente ou outra ação contra a EA, suas afiliadas ou parceiros, a editora poderá rescindir esta promessa.

Vale lembrar que temos um artigo detalhando a história da acessibilidade nos games, a partir da contribuição da Naughty Dog, de The Last of Us e Uncharted. O especial escrito por Lucas Ribeiro (BladerKoyotte) é quase uma leitura obrigatória para aqueles que desejam se aprofundar no tema.

Electronic Arts diz não ser creditada como deve por suas aquisições de estúdios

Blake Jorgensen, diretor de finanças da publisher, apontou uma possível falta de reconhecimento do setor quanto às suas aquisições de estúdios — a mais recente, a Codemasters (F1 2021 e DIRT 5). O profissional elogiou a capacidade de integração da empresa, mas disse que não vê as pessoas comentando sobre isso. Veja sua declaração!