Notícias

De PES para eFootball: mudança permitirá sucesso conjunto nos consoles e mobile

Konami seguirá modelo de sucesso de PES Mobile para tornar a franquia mais acessível para os fãs de futebol

por Vítor Amorim Heringer
De PES para eFootball: mudança permitirá sucesso conjunto nos consoles e mobile

A Konami confirmou, nesta quarta-feira (21), a maior mudança da história da franquia PES: agora, se chama apenas eFootball e será free to play, sem mais lançamentos anuais. A transformação foi pensada há dois anos e permitirá integração entre os consoles e os celulares, segundo o produtor Seitaro Kimura.

Em entrevista ao site IGN, o dev disse que o sucesso do PES Mobile foi um dos modelos para a grande modificação e espera alcançar ainda mais jogadores nos videogames por conta da decisão.

Começamos a planejar esta mudança há cerca de dois anos para coincidir com a transição de geração de console e mudanças no ambiente de mercado. Acredito que já provamos que esta estrutura pode ter sucesso no celular. Aplicando o mesmo modelo em todas as plataformas, esperamos que mais fãs de futebol possam jogar este jogo também nos consoles.

Com crossplay confirmado entre todas as plataformas para o verão, incluindo PS5 e dispositivos mobile, por exemplo, muitos players ficaram preocupados que possa ter tido um “downgrade” do jogo nos hardwares mais poderosos. No entanto, o produtor garante não ser o caso. Primeiramente, eFootball foi construído para os consoles.

Ainda estamos criando jogos para consoles primeiro. Em seguida, pegamos essa mesma experiência e a disponibilizamos para dispositivos móveis. Em outras palavras, não estamos fazendo o jogo para dispositivos móveis, mas trabalhando para torná-lo mais semelhante a um console. Pedimos aos nossos fãs que não se preocupem, temos feito grandes esforços para adaptar a qualidade visual do jogo ao hardware de cada dispositivo.

Apesar de garantir os gráficos de acordo com cada plataforma, a Konami não comentou se haverá algum tipo de mudança em relação à jogabilidade.

Unreal Engine permitirá a grande mudança para eFootball

Nada disso seria possível sem a troca do motor gráfico da franquia: saiu a FOX e entrou a Unreal Engine. Kimura destacou que a tecnologia atual oferece uma rede mais ampla de aprendizado em comparação à antiga FOX.

Além disso, a velocidade de desenvolvimento permitirá atualizações constantes para todas as plataformas. A ferramenta de script visual Blueprint da Unreal ajudará a Konami a manter eFootball como “game as service“.

É por isso que escolhemos o Unreal Engine. A velocidade de desenvolvimento do Unreal Engine é uma das mais rápidas entre os motores de jogo e sua escalabilidade inclui tanto de alto quanto de baixo custo – perfeito para plataformas móveis e de última geração.

Após o anúncio da grande transformação da franquia de futebol, o produtor se mostrou esperançoso que os fãs gostem do jogo completamente novo, “em vez de uma simples atualização do que veio antes“. Uma das críticas ao lançamento anual de games do gênero.

Por enquanto, eFootball não tem data de lançamento. Mais informações serão compartilhadas em agosto, provavelmente durante a Gamescom. O free to play será lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox ONe, Xbox Series, iOS, Android e PC.