Notícias

EA anuncia suspensão de vendas dos seus jogos na Rússia e Belarus

Novas sanções determinadas pela EA acompanham a remoção de conteúdos russos de FIFA 22 e NHL 22

por André Custodio
EA anuncia suspensão de vendas dos seus jogos na Rússia e Belarus

Em comunicado, a EA confirmou a suspensão de vendas de mídias físicas, mídias digitais e conteúdos adicionais em território russo e em Belarus. A determinação segue uma onda de sanções impostas aos países e é ocasionada pela persistência das tropas do presidente Putin em permanecer na Ucrânia.

Segundo a publisher, a medida é uma forma de apoio e solidariedade prestada a inúmeros ucranianos e países parceiros que vêm sofrendo com a guerra. A iniciativa, agora tomada em proporções mais amplas, dá sequência à proposta de evitar relações com a Rússia e Belarus, além de dar suporte a outros estúdios do leste europeu.

Anteriormente, a Electronic Arts já havia confirmado a remoção da seleção e de clubes russos em FIFA 22 e NHL 22. Agora, a tratativa paralisa a distribuição de materiais físicos e digitais de propriedade intelectual da publisher, tanto em lojas quanto em plataformas como EA Play e Origin. Confira abaixo a declaração na íntegra.

Continuamos chocados com o conflito que está se desenrolando na Ucrânia e nos juntamos a tantas vozes ao redor do mundo pedindo paz e o fim da invasão. Somos solidários com o povo da Ucrânia. Nossa principal preocupação é a segurança contínua das pessoas na região, principalmente colegas e parceiros, e estamos procurando entender como podemos ajudá-los da melhor maneira para além de nossos programas que já estão em vigor.

Tomamos a decisão de interromper as vendas de nossos jogos e conteúdos, incluindo pacotes de moeda virtual, na Rússia e em Belarus, enquanto esse conflito continuar. Como resultado, nossos jogos e conteúdos não estarão mais disponíveis para compra em nossa vitrine da região russa no Origin ou no aplicativo da EA, inclusive nas lojas in-game. Também estamos trabalhando com nossos parceiros de plataforma para remover nossos títulos de suas lojas e interromper a venda de novos conteúdos de jogos na região.

À medida que essa situação profundamente preocupante evolui, estamos continuamente revisando as medidas que podemos tomar. Além das mudanças em nossos jogos EA SPORTS FIFA e NHL, estamos avaliando ativamente outras áreas de nossos jogos e operações e atualizaremos com quaisquer outras ações.

EA e outras vozes a favor da Ucrânia

Além da Electronic Arts, a CD Projekt RED, de The Witcher e Cyberpunk 2077, também anunciou a interrupção nas vendas para a Rússia e Belarus. O estúdio constantemente se posiciona ao lado dos ucranianos e já conta com doações, medidas protetivas a colaboradores e outras aplicações. Clique aqui para saber mais!