Notícias

CD Projekt RED interrompe vendas de seus jogos na Rússia e em Belarus

Interrupção de vendas nos países se estende a mídias físicas, digitais e em plataformas como a GOG

por André Custodio
CD Projekt RED interrompe vendas de seus jogos na Rússia e em Belarus

Em nota compartilhada nesta quinta-feira (3), a CD Projekt RED informou a suspensão da venda de seus jogos nos territórios da Rússia e de Belarus. Segundo o estúdio, a prática se estenderá a mídias físicas e digitais, incluindo cópias disponíveis na plataforma GOG.

Desde o início do ataque russo à Ucrânia, a CDPR vem se posicionando a favor da nação invadida. Até então, a desenvolvedora de The Witcher e Cyberpunk 2077 já realizou mais de US$ 240 mil em doações, convertendo ganhos com games — This War of Mine, por exemplo — e publicidade em reforços financeiros para o país.

Agora, através de uma medida mais drástica em oposição à permanência das tropas de Vladimir Putin, a CDPR confirma a interrupção das vendas de todas as suas propriedades intelectuais na Rússia e em Belarus. A iniciativa visa “galvanizar a comunidade global para falar sobre o que acontece no coração da Europa”, conforme o conflito registra mais ataques e fatalidades.

Confira abaixo a mensagem compartilhada pela CD Projekt RED:

À luz da invasão militar russa em nosso país vizinho, a Ucrânia, até novo aviso, a CD Projekt Group tomou a decisão de suspender todas as vendas de nossos jogos na Rússia e Belarus. Hoje, começamos a trabalhar com nossos parceiros para suspender as vendas digitais e cessar as entregas de estoque físico de produtos da CD Projekt Group, bem como todos os jogos distribuídos na plataforma GOG, para os territórios da Rússia e de Belarus.

Toda a CD Projekt Group se mantém firme com o povo da Ucrânia. Embora não sejamos uma entidade política capaz de influenciar diretamente os assuntos do Estado, e não aspiramos a sê-la, acreditamos que as entidades comerciais, quando unidas, têm o poder de inspirar mudanças globais nos corações e mentes das pessoas comuns. Sabemos que os jogadores da Rússia e de Belarus, indivíduos que nada têm a ver com a invasão da Ucrânia serão afetados por esta decisão, mas com esta ação desejamos galvanizar a comunidade global para falar sobre o que acontece no coração da Europa.

Para nossos irmãos e irmãs que lutam por sua terra natal — sejam fortes!

Uma publicação de resultados no site oficial da CD Projekt RED estimou que a suspensão impactará cerca de 10% na receita da empresa, tendo em vista os últimos 12 meses de atividade. Isso seria o equivalente a médias de 5,4% para a Rússia e 3,7% para Belarus.

CD Projekt RED e outras empresas no apoio à Ucrânia

Além da CD Projekt RED, estúdios e editoras também aplicam sanções à nação russa. Recentemente, a Electronic Arts anunciou a remoção definitiva da seleção e de clubes da Rússia em FIFA 22, com um patch de atualização já em andamento para aplicar a medida. Clique aqui para saber mais.