Notícias

EA é processada por suposta tecnologia de dificultar loot

Ação diz que a empresa americana usa a tecnologia patenteada de ajuste de dificuldade para prejudicar a conquista de itens raros

por Vítor Amorim Heringer
EA é processada por suposta tecnologia de dificultar loot

Segundo o site Eurogamer, a EA está sendo acusada por, supostamente, utilizar uma tecnologia que aumenta a dificuldade das caixas de loot para vendê-las mais. O processo corre no estado da Califórnia, nos EUA.

A ação diz que o estúdio usa, secretamente, uma ferramenta patenteada de ajuste de dificuldade (Dynamic Difficulty Adjustment) nos modos Ultimate Team dos principais jogos de esporte da empresa, como FIFA, Madden e NHL. Dessa forma, aparentemente, a experiência se torna mais difícil e o jogador sente a necessidade de apostar em packs com jogadores para tentar aumentar as chances de vir itens raros.

Este é um ciclo interminável beneficia a empresa em detrimento dos jogadores, pois os Mecanismos de Ajuste de Dificuldade fazem com que os jogadores sintam que as suas equipes têm menos qualidade do que na verdade têm, levando-os a comprar mais pacotes de jogadores na esperança de conseguir melhores jogadores e ficar mais competitivo.

Em 2019, a empresa americana já tinha sido acusada pelo mesmo motivo. Na época, emitiram um comunicado defendendo a tecnologia de ajuste de dificuldade.

A tecnologia foi desenhada para explorar como podemos ajudar os jogadores com dificuldade numa certa área do jogo a terem uma oportunidade de avançar.

A desenvolvedora informou que “rejeita as acusações e vai combatê-las“.

EA permitirá controlar gastos no FIFA 21

De acordo com o fórum oficial do FIFA, a publicadora irá lançar um patch de atualização no FIFA 21 que permitirá que os jogadores estabeleçam limites de gastos em FIFA Points.  Esse recurso é chamado de “FIFA Playtime” e será disponibilizado no dia 17 de novembro, de acordo com o veículo Eurogamer.