Notícias

Disney quer adaptar suas franquias em games através de histórias inéditas

Objetivo da empresa é revisitar e entregar nostalgia, mas com experiências únicas para os jogos

por Vítor Amorim Heringer
Disney quer adaptar suas franquias em games através de histórias inéditas

A Disney está de volta com força nos games e já imagina um futuro de muito sucesso. A empresa conta com diversas propriedades sendo transformadas em títulos e acredita que a receita para triunfar é apostar em histórias inéditas.

Essa é a opinião de Sean Shoptaw, vice-presidente sênior da Walt Disney Games, e de Luigi Priore, vice-presidente da Disney & Pixar Games. Em entrevista ao site GamesIndustry, eles disseram que recontar histórias dos cinemas e de programas de TV não permite explorar a “oportunidade real” dos jogos. Dessa maneira, o objetivo da companhia é produzir experiências únicas para os games.

Essa decisão foi fundamental para o retorno total da empresa para a indústria de jogos, após anunciar que deixaria de publicar títulos em 2016. Shoptaw revelou que não era exatamente uma “saída” do setor, mas, sim, uma pausa para repensar o modelo estratégico.

Se você olhar os produtos lançados nos últimos anos e os que ainda estão por vir, nós conseguimos. São histórias originais que foram contadas pela primeira vez em um videogame, e isso é o que o consumidor espera. Isso nos empolga, certamente empolga nossos parceiros. Quando nos sentamos para ter essas conversas, eles têm uma paixão incrível por nossas franquias e agora estão sendo capacitados para contar as histórias que desejam… Isso é diferente para onde as coisas estavam há muitos anos, e acho que é necessário neste ponto estarmos onde queremos estar neste meio.

Entre os destaques da Disney nos últimos anos, temos Marvel’s Spider-Man e Marvel’s Spider-Man Miles Morales, ambos feitos pela Insomniac Games, Star Wars JEDI: Fallen Order, da EA e da Respawn Entertainment, e Marvel’s Avengers, da Square Enix e da Crystal Dynamics. Os quatro títulos trouxeram histórias inéditas para suas respectivas franquias.

Com exceção do jogo dos Vingadores, todos tiveram um grande um sucesso da crítica e de vendas. Dessa maneira, mostra que o caminho adotado pode ser recheado de sucesso.

Spider-Man no topo de um prédio fazendo pose para uma selfie.
Marvel’s Spider-Man, exclusivo de PlayStation, é um dos maiores sucessos recentes da Disney e da Marvel. Fonte: Reprodução/Insomniac

O futuro da Disney nos games

A Disney já conta com alguns grandes projetos anunciados, como um jogo de mundo aberto de Star Wars sendo feito pela Ubisoft Massive e um do Indiana Jones em produção pela MachineGames, estúdio da Bethesda. Além disso, alguns títulos mais avançados foram anunciados na E3 2021: Marvel’s Guardians Of The Galaxy (26 de outubro) e Avatar: Frontiers of Pandora (2022).

E qual o melhor jeito de trazer essas franquias famosas para os games? Segundo Shoptaw, é ao formar parcerias com as melhores empresas de desenvolvimento de games do mercado. Pelo menos por enquanto, a gigante do entretenimento não planeja criar seus próprios títulos.

Se pudermos fazer parcerias com as melhores pessoas do mundo, os melhores desenvolvedores, os melhores editores, para criar experiências em todo o mundo e em todas as plataformas e elevar o padrão do que estamos fazendo do ponto de vista do produto… descobrimos que é muito interessante.

Guardiões da Galáxia
Guardiões da Galáxia é a próxima franquia da Disney e da Marvel a chegar aos videogames. Fonte: Reprodução/Square Enix

Apesar de estar concentrada em criar grandes experiências AAA, Priore afirmou que nem todo projeto sairá de um estúdio conhecido. A empresa também busca desenvolvedoras indies criativas e com histórias interessantes para contar. O intuito é diversificar o catálogo de games da Disney para todos os tipos de jogadores.

Estamos procurando as equipes criativas certas… estúdios independentes que têm uma grande execução criativa e histórias interessantes para contar. Há coisas que queremos fazer em gêneros diferentes que proporcionam uma experiência diferente para o público. Então, sim, esses tipos de produtos estão em nosso roteiro. Não podemos mencionar o que estamos planejando agora. Mas estamos sendo seletivos e nem toda grande execução sai de um estúdio AAA.

Agora, resta aguardar como a companhia continuará explorando a nostalgia de suas franquias com histórias inéditas. Certamente, todos os apaixonados por jogos se beneficiarão com novas narrativas de seus personagens favoritos.