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Diretor do estúdio de Baldur’s Gate 3: “O marketing está morto”

Michael Douse, responsável pela área de publishing da Larian, comentou o estado atual da indústria

por Thiago Barros
Diretor do estúdio de Baldur's Gate 3:

“O marketing está morto”. A frase parece de efeito, mas é realmente no que acredita o diretor de publishing da Larian Studios, empresa responsável pelo Jogo do Ano de 2023, Baldur’s Gate 3.

Em resenha com o PC Gamer sobre o atual estado da indústria, ao lado de outros executivos e desenvolvedores, Michael Douse foi na teoria levantada por Rebecca Ford, diretora criativa de Warframe, de que “jogadores não querem ser impactados por marketing” e fez um discurso intenso. Segundo ele, a diminuição do consumo de mídias físicas é um passo importante para entender tudo isso.

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“O marketing está morto”, disse ele. “O marketing está morto. É verdade — posso comprovar isso, cara. Não há mais canais — não funciona. Costumávamos ter marketing, comunicação e assessoria de imprensa. O marketing era essencialmente uma teoria de varejo — você estava tentando colocar sua caixa no ponto certo da prateleira da loja, e você tinha parcerias com lojas de varejo. Esses canais se foram. Agora você tem a internet. Ninguém está mais olhando para anúncios… Todos os canais pelos quais costumávamos fazer marketing não são mais realmente viáveis. Então sua função também é reduzida pelo fato de que os jogadores só querem ser ouvidos. Eles não querem ser enganados — eles só querem saber o que você está fazendo, por que está fazendo e para quem é”, destacou.

E você, o que acha do assunto? Campanhas de marketing para jogos ainda são importantes? Conte pra gente nos comentários!

Baldur’s Gate 3 garantiu o futuro do estúdio

Swen Vincke, fundador da Larian Studios, recentemente também falou sobre o sucesso de Baldur’s Gate 3. De acordo com ele, o jogo deixou a empresa numa boa posição para o futuro. De 2014 para 2023, quando o RPG foi entregue, o número de funcionários da companhia saltou de 50 para 470. Se tudo desse errado, claro, seria uma tragédia.

Mas com tantas vendas, excelente repercussão e os prêmios colecionados, parece que agora a companhia está “de boa” por alguns anos. Leia mais aqui.