Devs de The Callisto Protocol foram supostamente omitidos nos créditos do jogo
Segundo cinco fontes entrevistadas pelo GamesIndustry, cerca de 20 funcionários foram deixados de lado nos créditos
Segundo uma reportagem do GamesIndustry.biz, cerca de 20 desenvolvedores foram omitidos dos créditos de The Callisto Protocol. Alguns deles incluem funcionários sêniores, líderes de produção e até diretores.
O veículo entrevistou cinco fontes — elas afirmam que cerca de 20 devs foram deixados de lado. “Definitivamente dói. Fiz uma boa contribuição e trabalhei nisso por [um tempo]. Simplesmente não estar lá é uma me***”, lamentou um dos entrevistados. Alguns dos excluídos, inclusive, são “pessoas realmente importantes que construíram o estúdio”.
Outro relato afirma o seguinte: “eu entendo se um empreiteiro faz uma pequena quantidade de trabalho por alguns meses e fica de fora, mas estamos falando de funcionários em tempo integral com mais de um ano investido no título e que participaram de partes significativas da produção”.
Vale lembrar que o diretor de The Callisto Protocol, Glen Schofield, foi duramente criticado por conta de sua política de gerenciamento no período de desenvolvimento. Segundo o próprio, os devs trabalhavam “sete dias por semana e até mesmo exauridos, desgastados e com COVID”. Posteriormente, ele se retratou e excluiu a publicação nas redes sociais.
Sobre a prática do crunch, uma das fontes disse que a produção intensa faz parte do processo, “especialmente entregando um produto dessa magnitude”. Porém, mesmo que alguns funcionários tenham se submetido à essas condições, eles “foram punidos com uma omissão dos créditos por não terem ido além”. “Da próxima vez, seja um pouco mais leal a nós”, relembrou outro dev.
Novo update de The Callisto Protocol permite pular animações de morte
O último update de The Callisto Protocol trouxe uma opção muito pedida pelos jogadores: a possibilidade de pular animações de morte. Saiba mais!