Devs da BioWare e da Obsidian criticam previsões de lojas e reduções em estoques
Segundo veteranos da indústria, previsões enganosas de vendas de jogos físicos atrapalhou a popularidade de RPGs isométricos
Veteranos da indústria foram às redes sociais reclamar do posicionamento de redes varejistas em relação a alguns gêneros de jogos. Segundo devs da BioWare e da Obsidian, as lojas teriam afetado a popularidade de RPGs isométricos ao realizarem previsões supostamente enganosas.
Os posicionamentos relatados sugerem que empresas como Best Buy, Walmart, GameStop e outras contribuíram para o abandono do gênero. Aparentemente, eles teriam reduzido os estoques dos RPGs ao “profetizarem” uma baixa procura pelos consumidores.
Como consequência, títulos isométricos em 2D após Neverwinter Nights, da BioWare, não tiveram o mesmo sucesso que Baldur’s Gate, Icewind Dale, Temple of Elemental Evil e outros. “Os varejistas decidiram que os jogos isométricos em 2D estavam mortos”, lembra John Sawyer, da Obsidian.
Devs da BioWare e da Obsidian criticam previsões falsas
O diretor de Fallout: New Vegas, Pentiment e Pillar of Eternity disse que muitas vezes ouviu representantes de vendas “declarar que um gênero estava morto sem nenhuma base de apoio”. De acordo com ele, essas previsões foram “baseadas em vibrações, que resultaram em profecias autorrealizáveis”.
“Não foram apenas os varejistas”, completa o ex-redator principal da BioWare, David Gaider. “Há uma ‘sabedoria da indústria’ que se infiltra nas equipes de desenvolvimento, onde algumas coisas são simplesmente declaradas mortas ou muito antiquadas, e não há como se opor a essa certeza até que alguém apareça e prove que é 100% falso.”
Felizmente, 2023 parece ter sido um bom ano para os RPGs isométricos. Diablo IV teve um mês de lançamento de bastante sucesso, enquanto Baldur’s Gate 3, eleito o melhor jogo do ano por vários especialistas, arrastou premiações por todo o mundo.
Você concorda com a declaração dos veteranos? Comente!