Dev de The Finals exalta uso da IA no game: “trabalhamos melhor e mais rápido”
Criticada pelos jogadores, a IA generativa no game teria permitido um trabalho com maior eficiência
Apesar de estar sendo bastante popular entre os jogadores, The Finals se meteu em uma controversa devido ao uso de IA na dublagem. Porém, mesmo as críticas não devem impedir a Embark Studios de continuar utilizando a tecnologia, pois ela permitiria um trabalho eficiente.
Em entrevista ao Game Developer, o diretor de marca do estúdio, Sven Grundberg, comentou os motivos que impulsionaram a empresa a apostar na IA. Segundo ele, as ferramentas ajudaram a trabalhar “melhor e mais rápido” e a fazer “mais com menos”.
Vimos a discussão acontecendo e uma das razões pelas quais comentamos isso desde o início foi porque temos sido super transparentes sobre o uso de TTS baseado em IA (conversão de texto em fala) no jogo.
Uma coisa que queremos deixar bem claro em termos de como usamos essas ferramentas em The Finals é que temos uma combinação de dubladores gravados e TTS de IA, que é baseada em dubladores contratados. Não geramos voz e vídeo do nada.
Uso da IA em The Finals permitiria o foco em outros setores
Outro ponto esclarecido por Grundberg seria o gerenciamento do tempo e de atividades pela desenvolvedora. Com a utilização de aspectos mais eficientes na dublagem, mais recursos foram direcionados para os setores de design ambiental, animações, jogabilidade e outros.
Acho que essas novas ferramentas não irão desaparecer. O importante para nós é sermos transparentes sobre a forma como as utilizamos. Esse é o contexto que queremos fornecer daqui para frente.
The Finals está disponível para PS5, Xbox Series e PC.