Notícias

Cyberpunk 2077: dev desabafa e diz que pessoas “não compreenderam a ambição do projeto”

Pawel Sasko, designer de quests do game, ainda disse que os fãs têm todo o direito de exigir um jogo de melhor qualidade

por Valdecir Emboava
Cyberpunk 2077: dev desabafa e diz que pessoas

Cyberpunk 2077 teve um lançamento conturbado e colecionou duras críticas, tanto da mídia especializada quanto da comunidade — e, mesmo após cinco meses de seu lançamento, o game ainda é comentado de forma negativa. Pawel Sasko, designer de quests da CD Projekt RED, disse que os jogadores “não compreenderam a ambição do projeto”.

Em transmissão na Twitch, Sasko mostrou-se emocionado com toda a situação e falou sobre as más reações acerca do jogo. Ele acredita que as críticas estão relacionadas ao projeto altamente ambicioso.

Paweł Sasko, Lead Quest Designer for # Cyberpunk2077 is almost crying at the end of his game stream. He was very passionate about the game, but at the end of the stream something broke inside him… from cyberpunkgame

Vi algumas pessoas perguntando “o que aconteceu?”. O que aconteceu foi que tentamos lançar uma nova propriedade intelectual e aprendemos o máximo possível.

Os nossos objetivos foram super ambiciosos. Sinto que os jogadores e os jornalistas não compreendem o quão difícil foi criar este jogo.

O designer ainda disse que isso não é desculpa alguma para as reclamações dos fãs e que eles têm todo o direito de exigirem um jogo de melhor qualidade. Todavia, se sente injustiçado, pois para ele, a comunidade deveria ter demonstrado maior reconhecimento pelo que a CD Projekt RED tentou fazer.

Foi um jogo muito difícil de criar. Muito ambicioso. E tentamos cumprir em todas as frentes possíveis. Conseguimos em muitas delas e muitas delas ainda precisam de melhorias.

Visto os problemas sérios no lançamento, Cyberpunk 2077 acabou removido da PlayStation Store e a CDPR se dispôs a ajudar os jogadores. Com isso, uma campanha de reembolso foi criada, dando um prejuízo de US$ 51,2 milhões para a empresa polonesa.

Johnny Silver Hand, personagem de Cyberpunk 2077
(FONTE: Reprodução/CD Projek RED)

Mesmo com os estornos, no entanto, a produtora vendeu quase 14 milhões de cópias em 2020 — a maioria delas para PC. Isso refletiu positivamente no bolso da CD Projekt, com arrecadação de 2,14 bilhões de PLN (moeda polonesa, que em conversão para dólares dá cerca de US$ 562 milhões) e lucro de 1,15 bilhão de PLN (US$ 303 milhões).

CDPR acredita em uma retomada para Cyberpunk 2077

Recentemente, a desenvolvedora quebrou o silêncio em torno de Cyberpunk 2077. Segundo Adam Kicinski, diretor da CDPR, o game não será deixado de lado, e a empresa confia na reversão da situação. Confira os detalhes na íntegra!