Notícias

Cyberpunk 2077: dev desabafa e diz que pessoas “não compreenderam a ambição do projeto”

Pawel Sasko, designer de quests do game, ainda disse que os fãs têm todo o direito de exigir um jogo de melhor qualidade

por Valdecir Emboava
Cyberpunk 2077: dev desabafa e diz que pessoas

Cyberpunk 2077 teve um lançamento conturbado e colecionou duras críticas, tanto da mídia especializada quanto da comunidade — e, mesmo após cinco meses de seu lançamento, o game ainda é comentado de forma negativa. Pawel Sasko, designer de quests da CD Projekt RED, disse que os jogadores “não compreenderam a ambição do projeto”.

Em transmissão na Twitch, Sasko mostrou-se emocionado com toda a situação e falou sobre as más reações acerca do jogo. Ele acredita que as críticas estão relacionadas ao projeto altamente ambicioso.

Paweł Sasko, Lead Quest Designer for # Cyberpunk2077 is almost crying at the end of his game stream. He was very passionate about the game, but at the end of the stream something broke inside him…
byu/pablo397 incyberpunkgame

Vi algumas pessoas perguntando “o que aconteceu?”. O que aconteceu foi que tentamos lançar uma nova propriedade intelectual e aprendemos o máximo possível.

Os nossos objetivos foram super ambiciosos. Sinto que os jogadores e os jornalistas não compreendem o quão difícil foi criar este jogo.

O designer ainda disse que isso não é desculpa alguma para as reclamações dos fãs e que eles têm todo o direito de exigirem um jogo de melhor qualidade. Todavia, se sente injustiçado, pois para ele, a comunidade deveria ter demonstrado maior reconhecimento pelo que a CD Projekt RED tentou fazer.

Foi um jogo muito difícil de criar. Muito ambicioso. E tentamos cumprir em todas as frentes possíveis. Conseguimos em muitas delas e muitas delas ainda precisam de melhorias.

Visto os problemas sérios no lançamento, Cyberpunk 2077 acabou removido da PlayStation Store e a CDPR se dispôs a ajudar os jogadores. Com isso, uma campanha de reembolso foi criada, dando um prejuízo de US$ 51,2 milhões para a empresa polonesa.

Johnny Silver Hand, personagem de Cyberpunk 2077
(FONTE: Reprodução/CD Projek RED)

Mesmo com os estornos, no entanto, a produtora vendeu quase 14 milhões de cópias em 2020 — a maioria delas para PC. Isso refletiu positivamente no bolso da CD Projekt, com arrecadação de 2,14 bilhões de PLN (moeda polonesa, que em conversão para dólares dá cerca de US$ 562 milhões) e lucro de 1,15 bilhão de PLN (US$ 303 milhões).

CDPR acredita em uma retomada para Cyberpunk 2077

Recentemente, a desenvolvedora quebrou o silêncio em torno de Cyberpunk 2077. Segundo Adam Kicinski, diretor da CDPR, o game não será deixado de lado, e a empresa confia na reversão da situação. Confira os detalhes na íntegra!