Notícias

Destiny: devs se emocionam com proximidade de A Forma Final

Capítulo que vai encerrar a saga da Luz e das Trevas que existe há dez anos chega em junho

por Thiago Barros
Destiny: devs se emocionam com proximidade de A Forma Final

Tudo começou em 9 de setembro de 2014. E o resto é história. Talvez destino.

Sim, daqui a alguns meses, Destiny vai comemorar dez anos de seu lançamento. O FPS futurista que criou uma comunidade super engajada, teve momentos épicos, expansões inesquecíveis e uma sequência que receberá o capítulo da final da saga da Luz e das Trevas em junho, com A Forma Final – cuja pré-venda já está aberta na PS Store.

Não será o fim do universo construído pela Bungie, mas mesmo assim, a conclusão deste grande arco de uma década de lore, certamente, vai causar muita emoção não só para quem acompanhou essa história como fã, como também para os desenvolvedores.

O MeuPlayStation teve a oportunidade de participar de uma mesa redonda com alguns integrantes da equipe, para discutir a Temporada dos Desejos – a última antes deste encerramento tão aguardado – e aproveitou para falar com eles sobre os sentimentos deste momento.

“Eu me lembro quando comecei a jogar Destiny e meu filho tinha acabado de nascer, então eu muitas vezes eu acabava ficando com ele no colo e jogando a campanha do primeiro Destiny. Nunca vou esquecer disso. E então, sim, chegar ao final aqui, não o final, mas chegar a dez anos parece e fazer parte disso, sim, é uma honra. É algo especial”, explicou o designer Clayton Kisko, que entrou no time apenas em Destiny 2, mas tinha uma relação de fã com o primeiro jogo.

Algo que vai na mesma linha de Amanda Baker, engenheira de testes que se juntou à equipe em 2022.

“Eu estava na escola quando comecei a jogar Destiny, e estava literalmente escrevendo trabalhos sobre este jogo enquanto estudava. Então é incrível estar aqui para o final e ver esse arco da história chegar à sua conclusão”, destacou.

A jornada de Destiny continua

Jonathan To, um dos principais responsáveis pela narrativa do jogo, revelou que o perfil de trabalho se confunde com o pessoal neste momento, já que ele também era um fã de Destiny antes de ser contratado pela empresa. Porém, há bem mais tempo. Lá no comecinho, nove anos atrás. Para ele, a jornada foi incrível – e continuará sendo.

Foi uma honra ter caminhado com esses personagens por… Para mim, terão sido nove anos, nove anos este ano, e comecei como um fã. Comecei tentando vencer a Câmara de Cristal e o Fim de Crota, e só me juntei à equipe durante a Casa dos Lobos. Mas tem sido apenas uma jornada ao lado de Oryx e dos outros deuses da Colmeia desde então. Estou feliz que, como vocês sabem, o universo ainda está forte e, claro, a história de Final Shape será um clímax de alguma forma, mas não será um fim para o universo, e ainda teremos mais histórias para contar além disso, mais histórias para contar além da Temporada 23.

Nikko Stevens, também da área de narrativa, destaca que participar da guinada de rumo de alguns personagens desta história de tantos anos foi bem especial.

Eu entrei exatamente quando Shadowkeep estava chegando ao fim e prestes a ser lançado, e tem sido tão surreal poder entrar e influenciar e ajudar a dar vida a personagens como São e Savathun e Kyle. Tem sido realmente gratificante e é um pouco, você sabe, é um pouco agridoce chegar a essa espécie de conclusão no formato final dessa era. Mas claro que, como o Jon disse, o universo não vai acabar aqui e ainda contaremos novas histórias.

Vale lembrar que, no mês de fevereiro, novas jornadas baseadas em progressão serão adicionadas, ao lado dos recompensadores eventos Momentos de Triunfo e dos Jogos dos Guardiões. Além disso, uma atualização robusta, Luz Adentro, será liberada em abril e trará dois meses de muitas novidades, com elementos de história da Testemunha e mais mapas de PvP.

E você, tem alguma relação especial com Destiny? Conte pra gente nos comentários!