Notícias

Crosssaves entre jogos do PS4 e PS5 são escolhas dos desenvolvedores, diz Sony

Caberá aos produtores a decisão de implementar o suporte de saves crossgen

por Vinícius Paráboa
Crosssaves entre jogos do PS4 e PS5 são escolhas dos desenvolvedores, diz Sony

Nas últimas semanas, muito se discutiu sobre como funcionaria a transferência de salvamentos do PS4 ao PS5. Os usuários conseguirão levar os progressos de Spider-Man Miles Morales do console atual à next-gen, mas isto não acontecerá em Yakuza: Like a Dragon, DIRT 5 e Maneater. Pois bem, a Sony informou que a implementação do crosssave é opção dos devs.

Em publicação no PlayStation Blog, o vice-presidente sênior de de planejamento de plataforma da SIE, Hideki Nashino, detalhou a tecnologia. Segundo ele, a possibilidade de continuar com os saves do PlayStation 4 no PlayStation 5 variará de título para título.

A habilidade de poder transferir seus jogos gravados entre o PS4 e PS5 é uma decisão de cada desenvolvedor, portanto pode variar de acordo com o título em jogos cross-generation.

O mesmo ocorreu com transferências de saves no PlayStation Vita, ou seja, não é uma decisão surpreendente. Caberá aos produtores informarem o público se a funcionalidade estará em cada um de seus games.

Ainda de acordo com Nashino, Sackboy: Uma Grande Aventura é outro jogo a contar com crosssave. Só haverá uma diferença em comparação a Spider-Man Miles Morales, no entanto: o suporte chegará no período pós-lançamento, via update.

No caso de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, quando os jogadores decidirem fazer o upgrade de PS4 para PS5, seus jogos gravados serão transferidos. Sackboy: Uma Grande Aventura também terá suporte para transferência de títulos gravados do PS4 para o PS5 em uma atualização que estará disponível logo após o lançamento do game.

Retrocompatibilidade no PS5

Nashino também aproveitou para comentar sobre a retrocompatibilidade de games de PlayStation 4 no PlayStation 5. Conforme já havia sido divulgado na página de suporte da PlayStation, 99% do catálogo do console atual será jogável na next-gen.