Notícias

Criminosos, supostamente, começam a divulgar dados roubados da EA

Crackers pediram recompensa por resgate dos arquivos

por Vítor Amorim Heringer
Criminosos, supostamente, começam a divulgar dados roubados da EA

A Electronic Arts sofreu um ciberataque no dia 10 de junho. Na época, os crackers assumiram roubo dos códigos-fonte de FIFA 21 e do motor gráfico Frostbite, além de outras ferramentas da publisher. Agora, os criminosos começaram a compartilhar estes dados através de um fórum, de acordo com site Vice.

Segundo consta, os ladrões tentaram coagir a empresa norte-americana, mas não obtiveram resposta. Os arquivos vazados correspondem a 1,3 GB de ferramentas informações digitais.

Um porta-voz da Electronic Arts disse que a companhia está ciente das recentes postagens dos criminosos. Além disso, acreditam que dados dos jogadores não fazem parte do vazamento e não há risco para seus jogos e negócios. A EA segue trabalhando com as autoridades federais dos EUA na investigação.

Estamos cientes das postagens recentes dos supostos hackers e estamos analisando os arquivos divulgados. No momento, continuamos a acreditar que eles não contêm dados que apresentem qualquer preocupação à privacidade do jogador, e não temos nenhuma razão para acreditar que haja qualquer risco material para nossos jogos, nosso negócio ou nossos jogadores. Continuamos a trabalhar com as autoridades federais como parte desta investigação criminal em andamento.

A editora fez melhorias na sua segurança após o incidente, segundo o representante. O Vice também divulgou um pedido, no mínimo, inusitado: eles (criminosos) queriam que o portal intermediasse a extorsão. Obviamente a “proposta” foi recusada.

Além da EA, a CDPR também teve arquivos roubados

Códigos-fonte de The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 foram leiloados na Internet após a CD Projekt RED sofrer um ataque cibernético, em fevereiro deste ano. Pelo visto, as empresas precisarão aprimorar os seus sistemas internos para evitar novas ações. Saiba mais.