Notícias

Criador do Resident Evil reflete sobre o gênero de “survival horror” atual e sua história na indústria

Shinji Mikami analisou a evolução dos jogos de terror, dizendo que, atualmente, os fãs querem mais do que pura ação de derrotar inimigos

por Vítor Amorim Heringer
Criador do Resident Evil reflete sobre o gênero de

Em comemoração ao seu 30º aniversário de carreira, o criador da série Resident Evil, Shinji Mikami, deu uma entrevista para o canal do YouTube Archipel. No documentário, ele detalhou sua história ao longo da evolução da indústria de games e, também, sua perspectiva como criador em relação aos jogos de terror atuais.

Mikami contou como foi o complicado processo para entrar na Capcom e que ele foi rejeitado em um primeiro teste.

Você começava com o teste escrito de manhã e depois tinha uma entrevista de tarde. As pessoas que eram aprovadas na entrevista eram convocadas para a sala do presidente, onde você podia ganhar uma cópia de um jogo, acho que era o Willow, o que significava que você foi aceito na empresa. No meu caso, eu passei no teste e então fiz a entrevista. Depois alguém começou a chamar por nomes, pedindo para que se apresentassem. Eu fui chamado. E então, uma pessoa do RH disse que quem foi chamado podia voltar para casa, pois elas não foram aceitas. Eu fui rejeitado.

No entanto, tudo mudou na vida do diretor após uma semana.

Eu pensei que esse era o fim, mas uma semana depois, meu telefone tocou, era a Capcom dizendo que houve uma mudança e que eu tinha sido aceito. Eu não tinha entendido direito, mas comecei a trabalhar lá. Demorou um ano para perguntar o que tinha acontecido, e fui descobrir que tinha ido mal no teste escrito, mas que meus supervisores me apoiaram logo depois.

Quanto à evolução do estilo do gênero “survival horror”, o designer de games comentou que focam nos “medos humanos”, e não mais na pura ação de derrotar adversários.

Um bom exemplo para mim seria o Resident Evil 7, que foi ótimo. Em vez de criaturas, ele focou em medos humanos e em vez de ação, ele decidiu focar novamente no terror.  Eu acredito que os jogadores começaram a perceber que ter apenas que matar inimigos é um tanto cafona. Não é terror de verdade.  Se o personagem consegue derrotar inimigos e espíritos, ele acaba sendo que nem os Ghostbusters. Os jogadores acabaram se cansando disso, e começaram a pedir por um terror de verdade.

Essa é a primeira de duas partes do documentário, a última será postada no dia 29 de outubro.

Veja a entrevista completa abaixo, com legendas em português:

O próximo jogo da franquia é o Resident Evil Village, que será lançado em 2021 para PS5, Xbox Series X/S e PC. A Capcom revelou que “está tentando” portar o game para PS4 e Xbox One.

Resident Evil Village recebe novos detalhes do gameplay e da história

A revista japonesa Famitsu trouxe novos detalhes acerca da franquia de terror da Capcom. Parte da história, do gameplay e dos personagens se tornaram públicos na última edição da publicação. Veja tudo aqui.