Uncharted: Drake’s Fortune passou por “inferno” na produção, revela ex-dev
Benson Russell explica que o período de desenvolvimento de Uncharted 1 foi turbulento
MeuPlayStation | Tudo sobre PlayStation
Ele comentou, em uma recente entrevista à Famitsu, que a evolução desenfreada da IA nos games pode prejudicar devs
O uso da inteligência artificial no dia a dia não para de crescer, e isso já preocupa grandes nomes da indústria dos jogos há algum tempo. Yoko Taro, diretor de Nier: Automata, é mais um integrante do coro contra o uso da IA nos games. Ele comentou, em uma recente entrevista à Famitsu, que a evolução desenfreada da tecnologia pode acabar custando o emprego de muitos criadores.
Durante o bate-papo, traduzido pela Automaton e que também contou com Kazutaka Kodaka (Danganronpa), Kotaro Uchikoshi (Zero Escape) e Jiro Ishii (Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors), Uchikoshi destacou a “velocidade absurda” com que a tecnologia vem avançando e comentou: “Temo que jogos de aventura gerados por IA se tornem o padrão no futuro.”
Yoko Taro reforçou a preocupação: “Também acredito que criadores de jogos podem perder seus empregos por causa da IA. Há uma chance de que, daqui a 50 anos, sejamos tratados como bardos.”
Apesar do tom um pouco sombrio, Kodaka trouxe uma visão diferente. Para ele, a IA nos games pode até imitar criações humanas, mas ainda falta o elemento essencial da criatividade genuína — já que as máquinas não pensam por conta própria e dependem totalmente de obras pré-existentes para gerar novos conteúdos.
Yoko Taro também levantou a possibilidade da IA ser usada para criar experiências personalizadas para cada jogador. Mas, segundo Kodaka, isso poderia acabar com os grandes sucessos mundiais, já que as pessoas não teriam mais aquela vivência coletiva de compartilhar uma história comum.
Afinal, seria estranho jogar um game onde cada um vê uma versão diferente da história. Como discutir com amigos? E pior: e se a sua versão for pior do que a dos outros? Melhor nem pensar. Enquanto isso, torcemos para que mentes criativas como Yoko Taro e Kodaka continuem firmes — porque, convenhamos, ainda preferimos histórias contadas por gente de verdade.
Mais em Notícias
Benson Russell explica que o período de desenvolvimento de Uncharted 1 foi turbulento
BF6 está gratuito até 25 de agosto; Modern Warfare 4 terá testes fechados entre os dias 21 e 25 desse mês
Nova temporada trará personagens lendários dos videogames, como Sonic e Crash Bandicoot
Benson Russell, ex-designer da Naughty Dog, opina sobre porque o estúdio ainda não lançou o novo jogo
Toy Story 3 será removido da Xbox Store e pode ter o mesmo destino na PS Store
Avatares são liberados após a comunidade atingir o objetivo de eliminar 500 milhões de Voteless
Mesmo após ter deixado o papel da protagonista em julho, English ainda atua como diretora da dublagem inglesa
Entre os veículos estão um esportivo leve, um esportivo elétrico e clássicos japoneses
Após feedbacks ruins, jogo passa por reboot, mudando de um live service para um multiplayer coop mais tradicional
Mudanças na jogabilidade, modo cooperativo no MyCareer e muito mais