Notícias

Guerrilla detalha recriação de Las Vegas em Horizon Forbidden West

Cenário do game se destaca por sua iluminação, pontos de interesse e efeitos visuais característicos

por André Custodio
Guerrilla detalha recriação de Las Vegas em Horizon Forbidden West

Um dos cenários de maior destaque em Horizon Forbidden West, as ruínas de Las Vegas chamam a atenção não apenas por ambientarem um momento chave da trama, mas por seus incríveis visuais. Escondida sob as Dunas Calmas, a paisagem teve um longo processo de recriação e exigiu grandes esforços para retratar fielmente a cidade norte-americana.

Samanta Schoonen, designer de missões da Guerrilla, foi a responsável por criar o level design da missão “O Mar de Areias” e incorporar cartões-postais destruídos de uma antiga Vegas. Por meses, ela pesquisou cassinos, parques, edifícios e estruturas e os adaptou à arte conceitual do game, de forma a respeitar a identidade visual planejada.

Para missões principais, sempre começamos com um resumo da história fornecido pela nossa equipe de narrativa. Depois criamos um documento de design baseado nesse resumo, com informação do ritmo da história, objetivos das missões, um mapa da área para visualizar o fluxo e locais das missões e descrições detalhadas dessas áreas.

Após planejar a missão, os desenvolvedores produziram modelos tridimensionais e tiveram suporte da equipe de tecnologia. Com isso, foi possível combinar os esboços com diversos efeitos de gameplay em Horizon Forbidden West, como os bolsões de água, a visibilidade afetada, a movimentação reduzida e o inovador sistema de natação.

https://gfycat.com/pertinentaffectionatehen

Com o apoio do motor Decima Engine, Aloy pode vislumbrar “novos tipos de beleza natural” que apenas as profundezas eram capazes de exibir. Durante a missão, a guerreira Nora passa por colunas destruídas, antigos prédios de jogos de aposta, luzes neon ainda funcionais e um ecossistema “fascinante e misterioso” rodeado por máquinas marítimas.

No começo do desenvolvimento, investigamos quais aspectos da água poderiam criar desafios interessantes de jogabilidade, mas que fossem também imersivos. Logo pensamos em correntes de água. Ocasionalmente, Aloy encontra correntes fortes na água, que a empurram para longe da direção na qual precisa ir.

Você pode tentar atravessá-las, mas a melhor maneira é usando as barras de reforço submersas. Aloy pode agarrar essas barras e usá-las para pegar impulso e conseguir atravessar a corrente.

As limitações do mundo submerso em Horizon Forbidden West

Além do próprio cenário, o mapa das Dunas Calmas de Horizon Forbidden West obriga que os jogadores se desloquem com calma. À distância, fãs mais atentos podem observar pequenos pontos de luz e distorções, mas apenas se aproximar o suficiente mostrará se o objeto é um inimigo ou o caminho para a progressão.

https://gfycat.com/tediousancientkakarikis

Las Vegas também marca a primeira introdução da criatura Cortamarés. O monstro constantemente interrompe as ações de Aloy e surge como uma ameaça invisível, aliando-se a outras ameaças como a escuridão, a limitação nas mecânicas ofensivas e máquinas menores. Dessa forma, até o momento do confronto final, agir com cautela e se esconder em algas e destroços é essencial.

Aloy não consegue atacar enquanto nada, então ela precisa ser esperta e furtiva para passar pelos inimigos. A melhor maneira de ficar fora do campo de visão é usando bombas de fumaça ou se esconder nas algas. Elas são suficientemente densas para evitar que máquinas distraídas detectem você, mas ainda permitem que você espie enquanto se esconde. Isso cria um momento extremamente tático de caçar ou ser caçado.

E quando os jogadores acham que já viram o suficiente na investigação submersa, “O Mar de Areias” é concluída com uma drenagem total das águas e com um show de luzes, onde novas áreas exploráveis aparecem. Segundo a Guerrilla, muitos desses locais passaram por versões, permitindo recriar “o mapa holográfico que o jogador encontra no início da missão.”

Ficamos muito impressionados com Vegas e quisemos fazer a missão valer a pena. Colocando vários elementos, como rastreamento, combate, furtividade e pequenos desafios, a jogabilidade é bastante variada para parecer sempre nova.

https://gfycat.com/uncomfortableblanddeer

Foi complicado criar elementos suficientes sem depender de combate e desafios, que dependem muito de física. Por isso quisemos criar espaços com bolsões de ar onde é possível interagir com o ambiente.

Horizon Forbidden West está disponível para PS4 e PS5.