Notícias

Crash Team Racing surgiu de uma “disputa” entre Sony e Naughty Dog

Desenvolvedora e Sony se acertaram para a criação de Crash Team Racing.

por Hugo Bastos
Crash Team Racing surgiu de uma

O primeiro Crash Team Racing só foi possível por causa de uma disputa. De um lado, a Naughty Dog queria desenvolver algo diferente após uma série de três jogos do marsupial. Do outro, a Sony insistia no quarto game, após perceber o grande potencial da franquia. A saída? Um título de corrida com o personagem. Assim, todos ganharam.

“Não queríamos outro Crash porque a equipe já tinha extraído muito dele e estávamos estafados”, disse Daniel Arey, designer do jogo original. “Mas amávamos aquele universo. E a Sony, claro, estava pressionando por mais um Crash”. Para a empresa, ele já havia se tornado o mascote não-oficial do PlayStation.

O executivo comenta que, por isso, começaram a analisar as possibilidades. Veja abaixo:

Estávamos em um ponto que poderíamos fazer algo 3D que não necessitaria de cálculos pré-elaborados (ao contrário de Crash 3) para os gráficos, então você poderia ser mover livremente. Tínhamos toda essa bagagem 3D, um rico panteão de personagens e um vasto universo. Tínhamos muitas localidades interessantes que se encaixariam perfeitamente em um universo de [jogos de] corrida.

E passávamos muito tempo jogando Mario Kart. Então pensamos: ‘Podemos fazer? Vai ser um pouco diferente, uma mudança de ares para a equipe’.

O resultado todos conhecem. Crash Team Racing não ficou conhecido apenas como mais um clone de Mario Kart. Ganhou fama e foi muito bem recebido pelo público e mídia especializada. Além disso, foi um sucesso financeiro, vendendo quase de 2 milhões de cópias somente nos Estados Unidos.

Com a onda de remasterizações e remakes, trazer CTR à nova geração era uma questão de tempo. Assim, Crash Team Racing Nitro-Fueled chegou ao PlayStation 4 de forma magistral, trazendo toda a nostalgia do jogo original, combinada a inúmeras novas adições.