Notícias

Control Ultimate Edition é 39% mais leve no PS5 do que no Xbox Series X

Técnica de compressão, "Kraken", do novo console da Sony permite diminuir o tamanho dos jogos

por Vítor Amorim Heringer
Control Ultimate Edition é 39% mais leve no PS5 do que no Xbox Series X

Control Ultimate Edition chegou nesta terça-feira (02) e alguns jogadores do fórum Reddit se surpreenderam ao baixá-lo no PS5. O título ocupa apenas 25,79 GB no novo console da Sony, 39% a menos do que no Xbox Series X, no qual consome 42,4 GB do espaço do SSD. No PS4, a diferença é um pouco menor: o jogo pesa 38,53 GB.

O principal motivo para a discrepância é que o PlayStation 5 conta com uma nova técnica de compressão de jogos chamada “Kraken”, esta mencionada por Mark Cerny na primeira apresentação sobre o videogame. O objetivo da tecnologia é diminuir o tamanhos dos games com versões preparadas para a nova geração.

Vale lembrar: o título da Remedy Entertainment possui gráficos em 4K, texturas aprimoradas e ray tracing. Recursos que, normalmente, deixam as produções encorpadas, mas o novo hardware da Sony consegue “escapar” disso.

Control Ultimate Edition está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC. Os assinantes do PlayStation Plus podem resgatar a aventura de Jesse Faden como um dos jogos gratuitos de fevereiro.

Control Ultimate Edition tem gráficos de tirar o fôlego no PS5, diz Digital Foundry

Já no primeiro dia após o patch contendo os recursos para a nova geração, Control Ultimate Edition apresentou um desempenho muito melhor em comparação à geração passada. Alex Battaglia, do Digital Foundry, analisou a jogabilidade e confirmou que o jogo passou por uma transformação notável.

O jogo nos consoles atuais apresentam resoluções dinâmicas, variando dos nativos 1440p a 4K em alguns momentos. Os jogadores possuem em mãos duas opções para usufruir das novas funcionalidades: jogar com o ray tracing ativo travado em 30 FPS ou com 60 FPS, mas sem os recursos de iluminação. Veja a análise completa aqui.