Notícias

Valeu, Xbox! Marvel’s Spider-Man virou exclusivo de PS4 após recusa da Microsoft

Vice-presidente da Marvel conta história sobre como negociação avançou até termos o Cabeça de Teia no PlayStation

por Jean Azevedo
Valeu, Xbox! Marvel's Spider-Man virou exclusivo de PS4 após recusa da Microsoft

Marvel’s Spider-Man se tornou uma das principais franquias first-party da Sony, porém a história poderia ter sido bem diferente. De acordo com a própria Marvel, em participação no livro “The Ultimate History of Video Games: Vol. 2” (via ResetEra), outras gigantes do mercado, como a Nintendo e a Microsoft, foram especuladas. E o acordo com PlayStation só veio após uma recusa da dona do Xbox.

Segundo a Marvel, o plano era a construção de uma franquia a longo prazo combinada com uma equipe de devs talentosos — e muito dinheiro. Como a Nintendo produz grande parte dos games com base nas suas próprias IPs, sobraram só Xbox e PlayStation como possíveis opções para o novo jogo do Homem-Aranha.

Em um dos trechos onde as negociações para Marvel’s Spider-Man são descritas por Jay Ong, vice-presidente da companhia, ele relata que a Microsoft recusou o projeto. 

Abri as conversas com ambos os lados, Xbox e PlayStation, e disse: “Não temos grandes acordos para consoles com ninguém agora. O que gostariam de fazer?”. A estratégia da Microsoft era focar em suas próprias IPs. Eles recusaram.

MARVEL'S SPIDER-MAN terá VRR no PS5

Em uma reunião realizada em Burbank (Califórnia, EUA) no ano de 2014, onde Adam Boyers e John Drake, executivos da PlayStation compareceram, Ong — que não via na Activision uma companhia capaz de criar uma experiência a nível de Batman: Arkham Asylum — disse o seguinte:

Temos um sonho de que isso seja possível, que possamos vencer Arkham e ter pelo menos um jogo, talvez vários games, que possam impulsionar a adoção de sua plataforma.

Homem-Aranha pendurado de cabeça pra baixo em Marvel's Spider-Man

No final das contas, a Sony ofereceu um acordo de exclusividade para produzir Marvel’s Spider-Man. Com isso, a Insomniac Games, que ainda era um estúdio independente na época, foi a escolhida para tomar conta do projeto. O casamento deu certo e rendeu até o spin-off com Miles Morales e uma sequência está em produção.

Insomniac Games monta time de Marvel’s Spider-Man 2 e Wolverine

Marvel’s Spider-Man 2 e Wolverine, ambos exclusivos para PS5 e sob os cuidados da Insomniac Games, receberam reforços de peso para a produção do game. O estúdio promoveu um quarteto de devs para tocar o projeto. Confira mais informações aqui.