O maior site de PlayStation da América Latina

Clair Obscur pode fazer história com Big Five dos GOTYs

Depois do TGA e do Golden Joysticks, faltam três dos grandes GOTYs para Clair Obscur fazer história.

Clair Obscur pode fazer história com Big Five dos GOTYs

Na quinta-feira, Clair Obscur: Expedition 33 disputa mais um troféu de Jogo do Ano no DICE Awards, em Las Vegas, chegando como favorito. Depois do Golden Joystick Awards e de The Game Awards, ainda faltam três eventos decisivos escolhidos pela indústria, o próprio DICE, o Game Developers Choice Awards em março e o BAFTA Games Awards em abril. E o título francês busca fazer história ao vencer todos eles.

Ele pode ser o segundo game a vencer os cinco principais prêmios do setor, conhecidos como Big Five: Golden Joystick, The Game Awards, DICE, GDC e BAFTA. Realizar essa varrida completa é algo extremamente difícil e quase inédito na história dos videogames. Só Baldur’s Gate 3, em 2023, conseguiu. A grande dificuldade é que cada uma das cerimônias tem um perfil diferente de votação.

No Golden Joystick, quem decide é o público. The Game Awards reúne críticos e jornalistas de veículos especializados e da grande mídia. O DICE é votado por membros de uma academia formada por profissionais da indústria norte-americana. O GDC Awards fica nas mãos de desenvolvedores e especialistas do setor. Já a BAFTA conta com painéis de especialistas selecionados por uma instituição britânica tradicional do audiovisual.

Clair Obscur não tem tarefa fácil

Com critérios tão distintos, é comum que os prêmios se dividam. Isso já aconteceu inúmeras vezes no passado, com disputas entre grandes títulos que acabaram repartindo os troféus. Mesmo quando há um grande favorito, um único prêmio basta para quebrar a sequência. A BAFTA é conhecida por isso, pois costuma escolher vencedores inesperados. Foi assim quando impediu uma varrida de Zelda Breath of the Wild ao premiar What Remains of Edith Finch, e  Vampire Survivors contra Elden Ring.

No caso de 2025, Clair Obscur já passou por dois grandes testes. Venceu o Golden Joystick e também levou o principal prêmio em The Game Awards, o evento de maior visibilidade do setor. Resta ver o que vai dar nos próximos eventos.

Fonte: Polygon

Mais em Notícias

Autor

foto do author do artigo Thiago Barros

Thiago Barros

Editor-Chefe

Dez anos de MeuPlayStation, 18 de jornalismo e produção de conteúdo. Muitas histórias para contar e muitos jogos para jogar!

Mais artigos de Thiago Barros

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias