Clair Obscur teria demorado “25 anos” para ser aprovado por empresa grande
O RPG Clair Obscur: Expedition 33 foi um baita sucesso para a Sandfall Interactive, mas poderia ter sido bem diferente...
O RPG Clair Obscur: Expedition 33 foi um baita sucesso para a Sandfall Interactive, mas segundo o CEO do estúdio, Guillaume Broche, esse resultado talvez nunca tivesse acontecido se eles tivessem optado por trabalhar com uma publisher grande. Em entrevista ao canal francês Pouce Café, Broche contou por que resolveu seguir por conta própria, mesmo tendo histórico como gerente de marca e líder de narrativa na Ubisoft.
Segundo ele, desenvolver uma nova IP em empresas gigantescas é quase um esporte de alto risco. “Projetos assim — com histórias originais, personagens novos — são muito difíceis de aprovar numa empresa grande”, afirmou Broche (via MP1st). “Tem várias etapas de aprovação, e em geral você já tem que ter provado seu valor e estar alto na hierarquia só pra ter uma chance de apresentar algo assim.”
O CEO vai além: se a Sandfall tivesse feito o jogo com uma publisher maior, o processo teria se arrastado por décadas. “Um projeto desses teria levado 25 anos pra ser feito numa empresa grande. E, sinceramente, eu não tenho tanta paciência.”
Para Broche, manter o estúdio indie foi essencial pra dar o clima certo ao projeto — tanto que até o estilo de vida influenciou o resultado final. “Temos um escritório maneiro, com jardim, e jogamos peteca todo dia no almoço — que inclusive aparece no jogo. A gente queria criar um ambiente, uma vibe. E conseguimos porque fizemos do nosso jeito.”
Estúdio de Clair Obscur é “pequeno”
Hoje, a Sandfall tem apenas 25 pessoas e opera em Montpellier, na França. “Em estúdio indie, todo mundo se conhece, o que muda tudo. Mas não é fácil, viu? Começar um estúdio do zero é dureza — são poucas férias e muitas noites sem dormir. Mas vale a pena. Vale muito.”
Clair Obscur: Expedition 33 está disponível para PS5, Xbox Series e PC.