Notícias

Chrono Cross foi remasterizado para não ficar “injogável”

Nas plataformas atuais, já não era mais possível acessar o JRPG

por Jean Azevedo
Chrono Cross foi remasterizado para não ficar “injogável”

Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition, remaster do JRPG da Square Enix, só foi lançado para não ficar “injogável”. Quem confessou isso foram os próprios responsáveis pelo projeto, durante uma entrevista ao canal japonês da publisher no YouTube.

A equipe de desenvolvimento se preocupou com a disponibilidade do título nas plataformas atuais da PlayStation. A versão original, lançada em 1999 no PS1, ainda podia ser acessada no PS3, no entanto, o videogame “ficou para trás” com a chegada do PS4 e do PS5, o que ligou o alerta na editora.

Koichiro Sakamoto, produtor do remaster, disse o seguinte:

Quando o projeto foi lançado, possivelmente Chrono Cross se tornaria injogável. Existia um “Arquivo de jogo como serviço” para PS3 que permitia jogar os títulos de PS1. Mas isso com o PS4 já no mercado. Na época, não sabíamos se o PS4 também teria uma biblioteca como essa. Parecia que o jogo ficaria injogável. Então, um projeto de remaster foi criado. Foi o que aconteceu.

Esse serviço/arquivo citado por Sakamoto, é a coletânea de clássicos de PS1, que no Japão, segundo o GamesRadar+, ainda estão disponíveis para compra por um preço mais acessível. Essa opção digital, no entanto, passou por alguns problemas técnicos, e certos títulos começaram a exibir uma mensagem de erro no PS3 e no PS Vita.

Remaster de Chrono Cross recebeu uma atualização importante

Apesar das boas intenções listadas acima, o remaster de Chrono Cross não foi lançado com o desempenho desejado. Quase um ano após a estreia, a Square Enix disponibilizou um patch para corrigir essas instabilidades. Entenda aqui!