Notícias

Chefe da PS Indies, Shuhei Yoshida quer melhorar suporte às produtoras

Yoshida comentou sobre os principais desafios enfrentados para aprimorar a relação com os estúdios

por Jean Azevedo
Chefe da PS Indies, Shuhei Yoshida quer melhorar suporte às produtoras

Shuhei Yoshida, o chefe da PlayStation Indies, está trabalhando em maneiras para estreitar a relação da publisher japonesa com os estúdios independentes ao redor do mundo. Em entrevista ao GamesIndustry.biz, ele comentou sobre os principais desafios para melhorar o suporte oferecido às desenvolvedoras.

Na quinta-feira (30), depois de receber uma honraria no BAFTA Game Awards, ele disse que a PlayStation tem uma equipe responsável por analisar diversos games lançados na Steam, lojas digitais diversas e até no Twitter. Os nomes selecionados por esse time acabam sendo promovidos pela companhia.

No entanto, o caminho até se tornar um parceiro da PlayStation era um pouco prejudicado por certas barreiras. Inicialmente, existiam poucos kits de desenvolvimento, mas agora, “as ferramentas estão disponíveis em abundância”, o que facilita a aproximação.

Estamos tentando mudar a percepção do desafio de desenvolver e publicar jogos no PlayStation. É um desafio de comunicação no qual estamos trabalhando. Temos feito turnês de conferências, indo a eventos, fazendo palestras e coisas assim para enviar a mensagem de que estamos abertos para os desenvolvedores trazerem seus jogos para o PlayStation.

O desafio de Shuhei Yoshida e da PlayStation para divulgar os games na plataforma

Nem todos os indies conseguem ter o mesmo destaque na página da PS Store, e Shuhei Yoshida sabe disso. Para melhorar a maneira como esses títulos são oferecidos ao público, uma interface personalizada para atender aos gostos de cada jogador vem sendo aprimorada. Não apenas isso, mas o catálogo do PS Plus também passou a ser importante.

Pessoas que assinaram o serviço já têm acesso a todos esses jogos que estão disponíveis, então, há uma melhor chance para os jogos serem experimentados por pessoas que nunca souberam de sua existência. Então, os programas de assinatura têm um papel importante em entregar jogos de qualidade para mais pessoas.

Shuhei Yoshida inclusive comentou sobre sua visita ao BIG Festival de 2022, que aconteceu em São Paulo. Segundo ele, a Devolver, a Team17 e a Curve Digital têm feito um papel importante para mapear os melhores projetos e levá-los para um mercado global. O que você acha da abordagem da Sony com os games indies?