Notícias

CEO da Ubisoft pediu desculpas após fala polêmica e ameaça de greve, diz site

Em e-mail na última semana, Yves Guillemot teria dito que "a bola estava" com o staff após um ano difícil

por Thiago Barros
CEO da Ubisoft pediu desculpas após fala polêmica e ameaça de greve, diz site

Jogos adiados e cancelados, dificuldades no processo de aquisição e agora ameaças de greve e uma relação estremecida entre CEO e funcionários, segundo o site Kotaku. O ano de 2023 começou animado na Ubisoft – mas não de uma forma positiva.

De acordo com a publicação, em uma recente reunião com a equipe da companhia, Yves Guillemot teve que falar sobre sua polêmica frase da última semana. Ele teria dito que “a bola agora está com vocês” para os funcionários após comunicar os adiamentos e cancelamentos de alguns jogos. O suposto e-mail não foi bem recebido pela grande maioria dos empregados, o que teria gerado um pedido formal de desculpas nesta quarta-feira (18).

“Ouvi seu feedback e peço desculpas por ter sido interpretado assim. Quando disse que a bola estava com vocês para entregarmos nossos jogos no prazo e com um nível de qualidade esperado, queria dizer que conto mais do que nunca com seu talento e energia. Essa é uma jornada coletiva, que começa comigo e com o time de liderança dando a vocês as melhores condições para trabalharem bem e nos ajudarem a sermos bem sucedidos juntos”, teria dito o executivo.

Ainda segundo o Kotaku, muita gente seguiu insatisfeita mesmo apõs uma hora de conversa. A página informou ainda que o CFO, Frederick Duguet, afirmou que seria preciso diminuir custos e aumentar produtividade. Além disso, Anika Grant, CPO, rejeitou uma proposta de jornada de trabalho de quatro dias na semana e disse que aumentos estavam fora de cogitação devido às condições financeiras da empresa.

Ubisoft vai focar nas marcas grandes

Outro ponto fundamental do encontro teria sido o reforço da diretoria na importância de focar esforços nas principais marcas da Ubisoft. Marie-Sophie de Waubert, VP de operações de estúdio, teria afirmado que “é preciso compreender que as mega marcas é que estão entre as tendências” hoje em dia. Por isso, alguns devs dos projetos cancelados devem ser remanejados para uma das grandes apostas da companhia para 2023, Assassin’s Creed Mirage.

O assunto da possível greve, sugerida pelo Solidaires Informatique, uma espécie de sindicato francês para trabalhadores da área da tecnologia, não teria sequer sido abordado durante a conversa. A organização pede que os funcionários da companhia parem suas atividades na próxima semana em busca de melhores condições de trabalho e de salários mais competitivos na Ubisoft.