Notícias

CD Projekt RED perde para Ubisoft liderança de empresa mais valiosa da Europa

Valor de mercado da empresa cai 25% após diversos adiamentos do Cyberpunk 2077 e políticas de crunch no desenvolvimento

por Vítor Amorim Heringer
CD Projekt RED perde para Ubisoft liderança de empresa mais valiosa da Europa

De acordo com o site GamesIndustry, as ações da CD Projekt RED caíram cerca de 25% em dois meses, com o valor de mercado diminuindo para € 7,2 bilhões. Dessa maneira, a Ubisoft voltou a ser a empresa de games mais valiosa da Europa, cotada em € 10,2 bilhões.

As principais razões por conta da diminuição de valor da empresa polonesa são os diversos adiamentos do Cyberpunk 2077, com o último sendo o mais surpreendente, após o jogo já ter sido anunciado como concluído. Além das polêmicas devido ao crunch que rondam a CD Projekt RED.

Segundo o site Bloomberg, em matéria no dia 30 de setembro, já era especulado o trabalho extra na empresa. Após o anúncio do adiamento do Cyberpunk 2077, o jornalista Jason Schreier, também da Bloomberg, informou no seu Twitter que os desenvolvedores do título estão trabalhando 100 horas por semana.

Olha, um desenvolvedor de CDPR me disse recentemente que tinha acabado de marcar uma semana de 100 horas. Outro (antigo) desenvolvedor acabou de me dizer que viu alguns de seus amigos lá e eles pareciam ‘fisicamente doentes’.

O estúdio convocou uma reunião com investidores esta semana para explicar o adiamento do Cyberpunk 2077 para o dia 10 de dezembro e abordar outros assuntos.

Enquanto isso, a Ubisoft planeja manter o seu posto com grandes lançamentos, como Watch Dogs Legion, Assassin’s Creed Valhalla e Immortals: Fenyx Rising.

Devs da CD Projekt RED são ameaçados de morte

O adiamento de Cyberpunk 2077 gerou comoção entre os jogadores a ponto de alguns acabarem passando dos limites com mensagens ameaçadoras direcionadas aos desenvolvedores. O game designer sênior, Andrzej Zawadzki, fez uma publicação no Twitter para repudiar as ações, mesmo entendendo as frustrações. Veja tudo aqui.