Notícias

CDPR criou DEMO falsa de Cyberpunk 2077 para impressionar, diz site

Longa reportagem da Bloomberg ainda detalhou o desastro lançamento do título

por Vítor Amorim Heringer
CDPR criou DEMO falsa de Cyberpunk 2077 para impressionar, diz site

Neste sábado (16), o site Bloomberg publicou um extenso artigo escrito pelo jornalista Jason Schreier detalhando o conturbado lançamento de Cyberpunk 2077. Em uma série de entrevistas com supostos desenvolvedores da CD Projekt RED e ex-funcionários do estúdio, foi revelado que a demo do jogo mostrada na E3 2018 era fabricada.

Fãs e jornalistas ficaram maravilhados com a ambição e a escala do Cyberpunk 2077. O que eles não sabiam é que a demonstração era quase inteiramente falsa. A CD Projekt ainda não havia finalizado e codificado os sistemas de jogo subjacentes, e é por isso que tantos recursos, como emboscadas de carros, estavam faltando no produto final. Os desenvolvedores disseram que sentiram que a demo foi uma perda de meses que deveria ter sido usada para fazer o jogo.

De acordo com o ex-programador de áudio da CDPR, Adrian Jakubiak, o período de crunch na empresa não era obrigatório, mas se sentia pressionado a trabalhar mais, chegando até 13 horas por dia.

Havia momentos em que eu trabalhava até 13 horas por dia – um pouco mais do que provavelmente era meu recorde – e fazia cinco dias por semana trabalhando assim. Tenho alguns amigos que perderam suas famílias por causa dessa situação.

Desenvolvimento de Cyberpunk 2077 começou no final de 2016

Jakubiak contou, também, que o desenvolvimento de Cyberpunk 2077 começou, na verdade, no final de 2016, após os DLCs de The Witcher 3. Os devs da empresa acreditavam que somente em 2022 o título estaria pronto e que, para conseguir lançar no prazo da diretoria, foi preciso diminuir o tamanho do mundo e retirar algumas mecânicas. Na época, ele já sabia que não daria certo.

Eu sabia que não ia correr bem. Só não sabia o quão desastroso seria.

Para se ter ideia de como os funcionários não estavam em sintonia com os diretores, ao ser anunciado que o game seria lançado em abril de 2020, os devs faziam “memes” sobre o atraso do RPG e apostavam quando iria ser lançado.

Segundo a reportagem, a administração da CD Projekt RED não considerava atrasar o jogo. O intuito era lançá-lo antes do novos consoles da Sony e Microsoft. Caso desse certo, o estúdio teria uma obra de sucesso em diversas plataformas e conquistaria ainda mais fãs – o que não aconteceu.

A Bloomberg ainda disse que alguns engenheiros tentaram avisar que o projeto de Night City era grandioso demais para o PS4 base e o Xbox One S.

No entanto, eles disseram que a gerência descartou suas preocupações, citando seu sucesso em lançar The Witcher 3.

E, claro, para dificultar ainda mais o desenvolvimento do game, a pandemia de COVID-19 distanciou os funcionários e fez com que a falta de comunicação atrapalhasse as últimas ações em Cyberpunk 2077. Dessa maneira, após diversos adiamentos, foi lançado somente dia 10 de dezembro.

Conforme a data de lançamento se aproximava, todos no estúdio sabiam que o jogo estava em mau estado e precisava de mais tempo, de acordo com várias pessoas familiarizadas com o desenvolvimento. Pedaços de diálogo estavam faltando. Algumas ações não funcionavam corretamente.

CDPR pede desculpas

Pouco mais de um mês após o desastroso lançamento de Cyberpunk 2077 em dezembro de 2020, finalmente a CD Projekt RED se posicionou sobre o assunto com mais propriedade. Em vídeo publicado no YouTube, Marcin Iwiński, co-fundador, se desculpou pelos problemas nos consoles e isentou toda equipe das decisões. Além disso, detalhou o futuro do RPG.