Notícias

Como o Burger King tornou um clube da 4º divisão conhecido no FIFA 20

Rede de fast-food usou o FIFA 20 para expor sua marca nas redes sociais

por Raphael Batista
Como o Burger King tornou um clube da 4º divisão conhecido no FIFA 20

Você já ouviu falar do Stevenage F.C.? Se você é um jogador de FIFA, talvez saiba que ele é um clube da quarta divisão do futebol inglês e bem popular no FIFA 20. Mas como esta modesta agremiação conseguiu se tornar uma das mais selecionadas no jogo da EA? Tudo graças a uma inteligente campanha de marketing estruturada pela rede Burger King.

Acompanhe o fio da história.

Tudo começou no fim de 2018 quando a rede decidiu patrocinar o desconhecido time, estampando sua marca nos uniformes. Na época, muitos acreditaram que investir uma grana em algo que não daria exposição em massa seria o mesmo que “queimar dinheiro”.

Mas o Burger King percebeu que todos os times do campeonato inglês eram fielmente representados no jogo, incluindo seus patrocinadores, e isso poderia ser uma oportunidade ainda não explorada nos videogames.

Depois de um tempo, já com o Stevenage F.C. fielmente representado no game, vestindo Burger King, a rede de fast-food colocou em prática seu “marketing de guerrilha”.

A sacada era simples: o BK incentivava os jogadores de FIFA a usarem o clube no game e os recompensava com cupons, lanches e descontos. Cada gol assinalado com o clube inglês e compartilhado nas redes sociais rendia algum prêmio.

O resultado? Mais de 25 mil gols compartilhados e, como num passe de mágica, o Stevenage F.C. se tornou um dos mais usados no modo Carreira do FIFA 20.

E o sucesso do engajamento trouxe muitos benefícios para o Burger King. Obviamente, exposição em massa nas redes sociais e um valor quase intangível: os jogadores (virtuais), claro, queriam marcar os gols mais bonitos e para isso contrataram craques como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar para o Stevenage.

Indiretamente, a rede de lanchonetes foi associada a nomes que seriam praticamente impossíveis de serem contratados por vias normais.

Veja alguns números da “campanha”:

1

Uma bela e inteligente forma de aliar exposição, oportunidade e visão de médio prazo, não é mesmo!? E ainda há quem duvide dos videogames.

E você, já vestiu o manto do Stevenage F.C. no FIFA 20?