Notícias

Por ser muito bom em Fortnite, brasileiro ganha bolsa de estudos nos EUA

Guilherme Mannarino, de 17 anos, vai estudar na Universidade da Flórida Central

por Vinícius Paráboa
Por ser muito bom em Fortnite, brasileiro ganha bolsa de estudos nos EUA

Jogar videogame, hoje em dia, já é uma habilidade interessante para colocar no currículo. O carioca Guilherme Mannarino, de 17 anos, foi aprovado em 32 universidades nos EUA, ganhando bolsas integrais em três delas, simplesmente por ser muito bom em Fortnite.

Em entrevista ao G1.com, Mannarino explica como conseguiu ingressar na Universidade da Flórida Central (UCF), em Orlando. Ele pretende seguir carreira no ramo dos esports, com isso, as equipes da modalidade nas universidades abriram os olhos para o seu talento.

As faculdades me ofereceram bolsa para representar os times de e-sports delas, no caso, e eu poderia escolher qualquer tipo de curso que estivesse disponível. Qualquer uma que eu fosse, eu poderia escolher engenharia da computação.

Jogador de Fortnite ganha bolsa de estudos no exterior
(Foto: arquivo pessoal/ Guilherme Mannarino)

Seu plano inicial era prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para ser aprovado na PUC-Rio ou na UFRJ. Entretanto, ele sentiu que “não ficaria satisfeito” com aquela vida. A partir daí, começou a pesquisar sobre como estudar no exterior. Sua inspiração veio no Instagram, onde outro jovem havia ganhado uma bolsa fora do Brasil.

Existem vários sites nos Estados Unidos, onde você pode encontrar os técnicos [de esports] das faculdades. Você tem que correr muito atrás. Esse ramo nas universidades começou há cinco anos, é algo muito novo, não muito divulgado aqui no Brasil.

Estudante treina Fortnite todos os dias

Claro, para conseguir uma bolsa nos EUA, a tarefa não é nada fácil. Por isso, Mannarino precisa treinar Fortnite por até 5h todos os dias. Ele chega a fazer análises das partidas nas quais foi derrotado, visando melhorar em determinados pontos.

Eu entro no jogo, ou, dependendo do dia, analiso partidas que eu e minha equipe fizemos, fazemos treinamentos. Tem análise do que a gente errou, para a gente consertar. Mais para a noite, quando acaba o treino, procuro estudar inglês, até porque precisa muito para conseguir a nota para aprovação, que é o principal para eles.

Personagens de Fortnite em batalha
Fortnite é fenômeno mundial desde sua estreia, em 2017 (Foto: reprodução/Epic Games)

O carioca estuda no Colégio Franco-Brasileiro, no Rio de Janeiro, e tem uma rotina saudável: diz se alimentar bem, praticar o inglês, além de se exercitar. Por fim, ele compara o universo dos games no Brasil e nos Estados Unidos.

Aqui estamos muito atrás. Lá muitas faculdades oferecem a melhor infraestrutura. Aqui nunca vi algo parecido. Aqui um bom computador custa em torno de R$ 7 mil, nem todo mundo possui esse dinheiro. Lá há incentivo, as faculdades têm clubes para incentivar isso.

Fortnite é um battle royale da Epic Games, que chegou ao mercado gratuitamente em 2017. Uma de suas principais atrações é a possibilidade de personalização, pois o game regularmente faz crossovers com franquias famosas. Nos últimos dias, Jill Valentine e Chris Redfield, de Resident Evil, e até Chapolin Colorado deram as caras no título.