Notícias

Aumento de preço do PS5 pode ter impacto nas vendas?

Apesar da repercussão negativa, analista acredita que as vendas não devem ser afetadas

por André Custodio
Aumento de preço do PS5 pode ter impacto nas vendas?

Apesar da nova política de preços do PS5 praticada pela Sony a partir desta quinta-feira (25) em vários locais, os resultados não devem trazer impactos significativos. Pelo menos é o que prevê o analista Piers Harding-Rolls, diretor de pesquisa de jogos da Ampere Analysis e responsável por estudar o atual cenário dos videogames.

Segundo o executivo, a demanda reprimida pelo console de nova geração pode reduzir os impactos do aumento de preços. Harding-Rolls não nega a decepção gerada em boa parte da comunidade, especialmente em quem estava juntando dinheiro para adquirir suas máquinas. Porém, ele acredita em um acerto na previsão de vendas da fabricante, que atualmente mira 18 milhões de unidades comercializadas até o fim do ano fiscal (31 de março de 2023).

A Ampere analisa o cenário global e justifica questões como a inflação, o déficit na cadeia de suprimentos e os altos custos de distribuição como determinantes para a adoção da medida. Diante dessas condições, a ideia é realizar aumentos sutis para equilibrar a balança em países mais afetados pelo novo contexto econômico, como no caso dos europeus e do Japão.

Os aumentos de preços ocorrerão em pelo menos 45 mercados globalmente, mas não nos EUA, devido novamente à força do dólar americano. Os EUA são o maior mercado de consoles do mundo e onde a Sony compete mais de perto com a Microsoft por participação de mercado – comenta Harding-Rolls (via VGC).

consoles ps5 e acessorios
Fonte: Sony

Em relação à competitividade, é comentado que a Microsoft obtém alguma vantagem diante da medida, principalmente pelo preço do Xbox não ter sido alterado.

Veja o que mudou com a nova política de preços do PS5

Devido às “altas taxas inflacionárias”, a Sony decidiu aumentar o preço do PS5 em mercados selecionados. As variações chegam a 10% em alguns casos e estão situadas na Europa, Austrália e partes da Ásia e América do Norte. Os novos valores serão aplicados imediatamente pelo varejo e afetam o Japão apenas a partir de 15 de setembro. Clique aqui para saber mais.

No Brasil, nada muda. O preço vai continuar o mesmo, segundo informou a assessoria de PlayStation Brasil ao MeuPS. Aproveite para acompanhar o MeuPS também no TikTok!