Notícias

Com e-mail “curioso”, Apple bane Epic na volta de Fortnite

Desenvolvedora jogou tudo no ventilador, expondo um e-mail de Phill Schiller, executivo da Apple, ao CEO

por Thiago Barros
Com e-mail

A Epic Games anunciou, nesta quarta-feira (6), que a Apple baniu a sua conta de desenvolvedor do iOS. E a desenvolvedora de Fortnite jogou tudo no ventilador, expondo um e-mail enviado por Phill Schiller, executivo da Apple, a Tim Sweeney, CEO da criadora do battle royale mais famoso do planeta. A mensagem é, no mínimo, “curiosa” e chegou bem às vésperas do retorno do jogo à App Store do iOS na Europa.

O retorno ao iOS no continente tornou-se viável devido à implementação da nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) na Europa, que proíbe empresas como a Apple de “restringir” os aplicativos que podem ser instalados em dispositivos exclusivamente à App Store. Ou seja, a Epic, a princípio poderá lançar sua Epic Store dentro da loja do iPhone e do iPad, permitindo que o conteúdo, incluindo Fortnite, seja baixado utilizando ela. O anúncio, inclusive, foi feito com uma alfinetada. Agora, veio a resposta:

“Você descreveu nosso plano de conformidade com a DMA como ‘lixo quente’, um ‘show de horror’ e uma ‘nova instância astuta de conformidade maliciosa’, e você reclamou do que chama de ‘taxas de lixo’ e ‘impostos da Apple’. Suas críticas coloridas ao nosso plano de conformidade com a DMA, juntamente com a prática passada da Epic de violar intencionalmente disposições contratuais com as quais discorda, sugerem fortemente que a Epic Suécia não pretende seguir as regras”, escreveu Schiller.

No fim, um convite: “Convidamos você a nos fornecer a garantia por escrito de que também está agindo de boa-fé e que a Epic Games Suécia, apesar de suas ações públicas e retórica, honrará todos os seus compromissos. Em termos claros e incondicionais, por favor, nos diga por que devemos confiar na Epic desta vez”, completou o executivo da Apple.

Sweeney, claro, respondeu ao e-mail com a garantia. Agora, temos que esperar cenas do próximos capítulos, torcendo para que Fortnite seja, de fato, lançado novamente na App Store europeia.

Battle Royale da Epic teve boom de popularidade em 2023

Os últimos dois meses do ano passado foram bem fortes para a dona do Fortnite. Em dezembro de 2023, a Epic Games se tornou a principal editora em termos de participação de usuários ativos mensais (MAU) no PlayStation e Xbox, superando a líder de longa data, EA.

Em novembro de 2023, o total de horas gastas no battle royale aumentou cerca de 146% em relação ao mês anterior, e esse momento de alta relevância se estendeu até dezembro com um crescimento adicional de 9%. Já pensou o que pode acontecer com a volta dele ao iOS?