Notícias

AMD espera baixo fornecimento de PS5 e Xbox Series até a segunda metade de 2021

Empresa espera enfrentar "problemas" no primeiro semestre de 2021

por Vinícius Paráboa
AMD espera baixo fornecimento de PS5 e Xbox Series até a segunda metade de 2021

A AMD, empresa responsável pela fabricação das CPUs e GPUs do PS5 e Xbox Series, espera que o baixo fornecimento dos consoles continue até a segunda metade de 2021. Lisa Su, diretora executiva da empresa, crê que certos “problemas” ocorrerão no primeiro semestre, antes das coisas normalizarem.

Durante uma reunião com os investidores na terça-feira (26), Su admitiu a alta demanda pelos chips no fim de 2020, mas isso acabou excedendo as expectativas da companhia.

É seguro dizer que a demanda excedeu nosso planejamento e como resultado, nós tivemos restrições de fornecimento no fim do ano. Estas foram primariamente nos mercados de PC, de baixo segmento de PC e de games. Dito isso, creio que teremos grande suporte dos fabricantes parceiros. A indústria precisa aumentar os níveis de capacidade e vemos problemas na primeira metade de 2021, mas essa capacidade será aumentada na segunda metade do ano.

A AMD já prometeu que ampliará a sua capacidade de produção de GPUs e CPUs, pois “existe uma demanda maior em relação à prevista” pelos consoles de nova geração.

A demanda por PS5 e Xbox Series

A Sony e a Microsoft vêm enfrentando dificuldades para atender à demanda do consumidor. Desde o lançamento em novembro, o PS5 e o Xbox Series se esgotam rapidamente, assim que uma leva é disponibilizada pelos lojistas.

De acordo com o diretor executivo da SIE, Jim Ryan, o lançamento do PlayStation 5 foi o maior da história dos games. A afirmação veio durante a apresentação na CES 2021, entretanto, o CEO não especificou os números exatos.

Falando dos EUA especificamente, o novo console da Sony foi o segundo mais vendido de 2020, perdendo apenas para o Nintendo Switch (vale lembrar que o PlayStation 5 chegou ao mercado apenas em novembro).