Notícias

Activision trabalha em uma controversa patente de microtransações

A polêmica da microtransação

por Daniel dos Anjos
Activision trabalha em uma controversa patente de microtransações

Na última semana a editora Activision recebeu uma patente específica sobre microtransações. Através dela, a produtora pode usar o sistema de match de partidas de maneira a tornar as microtransações mais incisivas.

A liberação da patente levantou diversos questionamentos por parte dos jogadores. Como ela é usada? Ela afeta partidas online? As microtransações serão obrigatórias? Qual a razão de usá-las?

Algumas dessas respostas foram respondidas pela própria produtora, outras, esclarecidas através da descrição do item.

Confira abaixo.

https://youtu.be/QEtVoVAF1Uw

Patente

Patentes são, a grosso modo, os direitos sobre um produto, serviço ou objeto. É muito comum ouvir falar sobre patentes, especialmente na América do Norte. Lá os registros são facilitados e a corrida para dominar o mercado faz com que grandes empresas briguem e esforçam para criar um nova tecnologia ou mesmo conceito antes das demais.

No caso da patente relacionada às microtransações, explicamos: Um grupo de pesquisa e desenvolvimento da Activision entrou com um processo de patente em 2015. Ela só foi concedida nesta semana e seus detalhes são alvo de discussões.

A descrição da patente explica que o sistema de match (que escolhe randomicamente a partida para cada jogador) poderá ser direcionado quando relacionado às microtransações.

Por exemplo: supostamente, seria possível criar grupos de pessoas que gastaram dinheiro em armas poderosas com pessoas que não gastaram, tudo para mostrar para os que economizaram o que eles estariam perdendo.

O processo é bem mais complexo do que parece para ser realizado. Ele seria, teoricamente, ativado após escolhas aleatórias (por nível, assiduidade, etc.).

A patente exemplificada

Siga o exemplo: um jogador novato quer tornar-se um excelente atirador de elite. O sistema de microtransação referido pode juntá-lo com snipers muito experientes. Seguindo essa lógica, o novato estaria mais propenso a realizar pequenas compras a fim de se equiparar aos players experts (comprando armas melhores ou outros itens).

Quando isso acontece, o sistema contabiliza os resultados gerando dados que podem ser usados em futuras partidas (para ambos os jogadores). O objetivo final é colocar o novato (e sua super-arma recém-comprada) em partidas onde ela será mais eficaz. Desta maneira, o jogador teria mais chances de perceber o “valor” de sua compra e talvez a repita futuramente.

Activision patente
Diagrama da patente (em inglês) da Activision. Fonte: United States Patent and Trademark Office

Segue parte da descrição referente a situação acima (em tradução livre):

Isso pode encorajar o jogador à fazer futuras compras para atingir resultados similares em suas gameplays.

Esse exemplo é dado em jogos FPS, mas a patente confirma que esse sistema pode ser usado em qualquer estilo (de uma maneira ou de outra).

Após os comentários em diversos locais, a Activision veio a público e declarou não usar tais métodos em nenhum de seus jogos atualmente.

“Esta era uma patente exploratória de 2015 feita pela equipe R&D que trabalhava de maneira independente de nossos outros estúdios. Ela não foi implementada em nossos jogos”.

A desenvolvedora Bungie (de Destiny) também esclareceu não usar tais métodos em seus jogos. Mas, ainda teremos muitas discussões sobre este tema. Também queremos saber sua opinião. O que você acha?