Notícias

Governo dos EUA vai revisar acordo entre Activision e Microsoft

As tratativas só serão concluídas em 2023, mas análises com base nas leis de concorrência serão feitas

por Jean Azevedo
Governo dos EUA vai revisar acordo entre Activision e Microsoft

A Activision Blizzard foi adquirida por quase US$ 70 bilhões pela Microsoft e a aquisição chamou atenção pelos valores, mas há muito mais envolvido no processo. De acordo com o Bloomberg, a Federal Trade Commission (FTC), órgão estadunidense responsável por regular esse tipo de negociação, vai revisar o contrato entre as empresas.

A comissão trabalhará sem o Departamento de Justiça dos EUA no caso — algo tipicamente incomum, segundo o site. O FTC estudará com cautela o impacto da negociação entre as companhias para analisar se, quando concluída em 2023, cumprirá com as leis de concorrência.

Antes mesmo dessa revisão se tornar oficial, analistas já previam uma possível intervenção, principalmente caso a Activision Blizzard planeje uma exclusividade para a franquia Call of Duty. Nos consoles da Sony, por exemplo, os jogos da série figuram com frequência entre os mais baixados.

Apesar de Phil Spencer, o chefe do Xbox, garantir o lançamento de COD no PlayStation, o Bloomberg apresentou uma fonte dizendo o contrário. Warzone 2 e mais dois jogos da IP ainda serão disponibilizados para a Sony, mas depois de 2023 nada está garantido.

“Quer mesmo um PS5”? Loja alerta clientes sobre a Microsoft ter comprado a Activision

A possível exclusividade de Call of Duty resultou em uma situação inusitada na França. Uma varejista colocou uma placa na sessão de dispositivos PlayStation alertando os consumidores sobre a compra da Activision Blizzard dizendo para escolherem o console com cuidado. Veja.