Notícias

A arte imita a vida: como games de esportes vão incorporar lances reais

EA Sports FC 24 e NBA 2K24 usam tecnologia para levar jogadas dos campos e quadras para o virtual

por Thiago Barros
A arte imita a vida: como games de esportes vão incorporar lances reais

Está chegando a época do ano em que os games de esportes vão sendo lançados: Madden, FIFA (agora EA Sports FC), NBA 2K, NHL… E, nesta janela, dois dos principais títulos apostam em tecnologias que “digitalizam” jogadas da vida real. A ideia, claro, é deixar tudo ainda mais autêntico – e de fácil identificação para os jogadores.

A grande parceira para as desenvolvedoras neste sentido é a tão falada inteligência artificial. Nos dois games que têm a incorporação de movimentos reais como um diferencial, FC 24 e NBA 2K24, a IA é usada para “assistir” partidas e capturar as imagens, gerando bilhões (sim, bilhões) de quadros que serão usados para criar as formas de se mexer de quem você controla nos campos e/ou quadras.

FC 24: HyperMotion V e AI Mimic

Em FC 24, que os desenvolvedores prometem o maior realismo de um jogo de futebol na história, o recurso faz parte da HyperMotion V. Um dos pilares do jogo, consiste em trazer animações e movimentos cada vez mais próximos do que se vê no futebol de verdade. Algo já feito há duas edições de FIFA, com mocap e machine learning.

A diferença é que em FC 24, não serão somente “escaneados” alguns jogadores em partidas feitas para isso. Agora, é (quase) tudo com ela: inteligência artificial – e feito com vídeos. Se no ano passado, foram mapeados jogos criados para isso, com jogadores da segunda divisão espanhola, neste, foram mais de 180 partidas reais, do mais alto nível do futebol mundial.

Segundo os devs, 1,3 bilhão de frames para as animações mais realistas possíveis serem criadas. Some isso a outro recurso, AI Mimic, que promete trazer modelos digitais de movimentos iguais aos de 1200 jogadores – cada um com suas características – e você certamente terá uma autenticidade inigualável.

NBA 2K24: ProPLAY

Já em NBA 2K24, o nome muda, mas a ideia é a mesma. Com o recurso ProPLAY, a 2K Sports quer oferecer exatamente o que a EA vem dizendo que fará no seu novo jogo de futebol: o maior realismo possível – conforme visto no trailer divulgado nesta terça (15). Mais uma amostra do que os games de esportes querem para o presente/futuro.

O mocap sempre foi uma parte fundamental de NBA 2K, para deixar o jogo com animações incríveis, mas agora é possível utilizar IA de maneira super eficiente, identificando e traduzindo os movimentos das quadras para o jogo. Os arremessos, o movimento—sempre que algum jogador estiver se movendo sem a bola pela quadra—dribles, rebotes, bloqueios, passes e lances livres prometem dar um salto.

A tecnologia gera movimentos autênticos específicos para alguns jogadores, como o jumpshot de Kevin Durant, os dribles explosivos de Steph Curry e por aí vai. Até hoje, a grande maioria dos lances na série era de animações genéricas. Realistas, claro, pois eram baseadas naquelas sessões de captura de movimento com alguns atletas, mas agora a promessa é de chegar a um nível bem diferente.

Games de esportes cada vez mais reais?

A expectativa é de que a incorporação deste tipo de tecnologia seja algo realmente que vá mudar a história dos jogos deste gênero. E pode ser levado para vários outros, como, por exemplo, o próximo UFC que será lançado pela própria EA Sports.

Vale destacar também que, ao mesmo tempo em que os games de esportes investem para ficarem super autênticos neste aspecto, em outro eles investem em muitas coisas “fora da caixinha”. Especialmente nos modos Ultimate Team e MyTeam, que são equivalentes nestas duas franquias.

No FC 24, chegou a hora de incluir as mulheres. No NBA 2K24, cada vez mais lendas e diferentes versões do mesmo jogador aparecem na forma de cartinhas para montar os times. E talvez seja essa combinação de real e fantasia que ajude no sucesso que ambos fazem.

E aí, animado para a nova temporada de games de esportes?