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Futebol total: EA Sports FC 24 tem “triângulo” base: movimento, visual e jogo

Movimentos, gráficos e jogabilidade. Cada pilar tem uma tecnologia fundamental da EA Sports para o jogo!

por Thiago Barros
Futebol total: EA Sports FC 24 tem

Amsterdã (HOL) – Como os jogadores se movem. Como os jogadores são visualmente. Como os jogadores jogam. Estes são os três vértices do triângulo que define EA Sports FC 24. O futebol total proposto pela nova franquia só é possível graças às três tecnologias fundamentais para tudo se encaixar: HyperMotion V, Frostbite e PlayStyles. Uma combinação, guiada pelos conceitos de inovação e autenticidade, que prometem mover a série para o futuro.

“É definitivamente uma nova era, um grande salto para a indústria no geral. HyperMotion V, PlayStyles, Frostbite… Tudo funciona bem demais junto. É uma combinação de tudo que faz o gameplay tão bom, tão vivo e tão autêntico”, comentou o produtor Sam Kovalev, em entrevista exclusiva ao MeuPlayStation durante o evento de revelação do jogo.

Neste artigo, o MeuPS vai detalhar um pouco de cada uma destas tecnologias, e como foi a construção desse quebra-cabeças de FC 24. Acima, você pode conferir também o vídeo de deep-dive de gameplay, recém-divulgado pela EA em seu canal no YouTube.

HyperMotion V: Move

Move, movimento. O primeiro vértice do triângulo é a atualização da tecnologia HyperMotion. Lançada em FIFA 22 e melhorada em FIFA 23, ela é uma funcionalidade de captura de movimentos de jogadores que são traduzidos em animações no jogo. O recurso teve fundamental importância em uma revolução no jogo, e a tendência é de que isso seja ainda mais claro agora.

HyperMotion V não é HyperMotion 5, até porque essa é só a terceira versão dela, mas sim HyperMotion Volumetric. Isso se deve ao grande destaque do recurso para EA FC 24: esqueça o mocap, com captura de movimentos “ao vivo”. Agora, é tudo artificial – e feito com vídeos. Se ano passado, foram mapeados jogos criados para isso, com jogadores da segunda divisão espanhola, agora…

A tecnologia se baseou em mais de 180 partidas reais, do mais alto nível do futebol mundial, e capturou 1,3 bilhão de frames para as animações mais realistas possíveis serem criadas. Inclusive, o famoso gol de Haaland (capa do game), voando pelo Manchester City contra o Borussia Dortmund, está no jogo graças a isso.

Segundo os desenvolvedores, inclusive, o HyperMotion V pode ser usado durante a temporada para adicionar ainda mais opções de movimentos, baseando-se em possíveis lances icônicos do futebol real.

E as melhorias não param por aí. Todo esse trabalho garante também a Full Team Volumetric Motion – ou seja, movimentação mais realista dos times, não só de cada jogador individualmente. O posicionamento de todo mundo em campo promete oferecer um nível maior de autenticidade, tanto ofensiva quanto defensivamente.

Outro ponto que chama bastante atenção é a AI Mimic. Serão 1200 jogadores com seus movimentos recriados por IA. Ou seja, será possível notar as diferenças das corridas únicas de Vini Jr para Haaland, por exemplo. Isso, combinado ao AcceleRATE 2.0, que é composto por sete tipos de aceleração (eram três no jogo anterior), permitirá piques bem mais autênticos.

Ainda neste ponto, há mais três recursos importantes: AI True Flight Ball Phisycs, para melhorar a física e a trajetória da bola, Kinetic Physical Play, prometendo mais “intensidade” ao proteger/dividir a bola, e AI Hands, que fazem com que as mãos dos jogadores tenham movimentos realistas.

Frostbite: Look

Look, visual. Tudo o que a HyperMotion V oferece é levado a outro nível pelas melhorias da Frostbite Engine. O motor gráfico que estreou no FIFA 17 traz novas possibilidades, focadas nos corpos dos jogadores, nas informações durante os jogos e na ambientação.

Começando com os modelos 3D dos atletas, a EA desenvolveu uma tecnologia chamada Sapiens, que captura melhor os arquétipos – deixando os músculos com definições mais realistas. O visual é, segundo os desenvolvedores, 10 vezes mais anatômico, e está, dentro das suas proporções, a apenas milímetros de representar 100% o corpo humano.

Isso será combinado com a GPU Cloth, nova tecnologia de realismo dos uniformes. A ideia é ter a melhor física possível para que os jogadores possam perceber como as roupas se movem de acordo com cada ação.

Durante os jogos, a empresa terá HyperMotion Insights Overlays – ou seja, camadas de informação que serão passadas na tela, “por cima” do jogo, usando o campo como uma tela de pintura. Estes overlays trarão informações como, por exemplo, as direções das últimas finalizações ou quais jogadores estão mais cansados.

Novos replays de grandes defesas, iluminação melhorada e mais opções de festas das torcidas (como lanternas dos celulares acesas), melhor áudio para a atmosfera do jogo e diversas cutscenes envolvendo não só atletas, como torcedores e até narradores/repórteres (algo inédito até então) foram outros pontos destacados na chamada Enhanced Matchday Experience.

PlayStyles: Play

Play, jogo. O que realmente importa, certo? Nada disso que foi citado acima faria sentido se FC 24 não tivesse um bom gameplay. E principal inovação, e ao mesmo tempo autenticidade, dele está nos PlayStyles em parceria com a Opta – baita referência de análise estatística de esportes do mundo.

Eles são 34 estilos de jogo pré-definidos que podem ser aplicados aos jogadores, de acordo com as características de cada um. Como, por exemplo, o Trickster – que é para alguém bom nos dribles e está na lista de PlayStyles de Vini Jr e Neymar. No Ultimate Team, os jogadores terão a possibilidade de expandir muito mais esse conceito, com cartas de evolução e melhorias ao longo do tempo.

Mas, em suma, são basicamente características que darão boosts específicos aos jogadores – fazendo com que seja perceptível o estilo tradicional de jogo de cada um. Controlar Haaland e Mbappé, por exemplo, será realmente bem diferente. Inclusive, estes caras mais “top”, terão os PlayStyles+, ou seja, versões mais boostadas ainda das suas qualidades.

E não para por aí. EA FC 24 tem um novo estilo de passe, o Precision Pass, que permite fazer passes manuais – alguns até dando o efeito na bola para ela ir exatamente aonde você quer. A Possession Tackle é outra novidade que todo mundo vai gostar: se aquele jogador que roubar a bola tiver um alto nível de desarme, ele provavelmente vai conseguir ficar com ela (finalmente!) em FC 24.

Vale citar ainda o Controlled Sprint Dribble e o Effort Drible, dois recursos que deixarão as arrancadas e o controle de bola um pouco mais realistas e imprevisíveis para os defensores. Além disso, o tempo de reação aos comandos de finalização também é muito menor do que nos jogos anteriores.

Combinando o machine learning da HyperMotion V e seu IA Mimic, a tecnologia Sapien da Frostbite, com dados específicos para a criação de perfis de jogadores com os PlayStyles, a EA espera fazer com que FC 24 seja o jogo de futebol mais autêntico de todos os tempos. Será que ela alcançará essa meta?

Pré-venda de EA Sports FC 24 começa na PS Store

A pré-venda de EA Sports FC 24 começou, com preços e bônus já sendo revelados na PS Store. Serão duas versões do game: a padrão pode ser adquirida por R$ 358,90, enquanto a Ultimate sai por R$ 528,90. Clique aqui para saber mais.

O repórter viajou a convite da EA Sports.