Listas

Power Shots, pênaltis e mais: 5 novidades do gameplay de FIFA 23

A EA Sports mostrou as principais mudanças na jogabilidade

por Jean Azevedo
Power Shots, pênaltis e mais: 5 novidades do gameplay de FIFA 23

O gameplay de FIFA 23 foi detalhado pela EA Sports, e as novidades da próxima edição do jogo de futebol foram explicadas pelos devs. Com destaque para as inovações nas mecânicas de chute e drible, o trailer apresentou o Hypermotion 2, evolução da tecnologia de captura de movimento de jogadores reais utilizada em FIFA 22.

A equipe do MeuPlayStation separou cinco tópicos interessantes para os fãs da franquia ficarem de olho. Afinal de contas, até as cobranças de pênalti passaram por mudanças. Confira abaixo:

Hypermotion 2

Lembram de todas aquelas novidades anunciadas no FIFA 22 focando na movimentação dos jogadores dentro de campo? Pois bem, ela retornou ainda mais forte.

Hypermotion 2 FIFA 23
(Fonte: EA Sports)

O motor Hypermotion 2 traz o dobro de animações apresentadas para o FIFA 23, e dessa vez, promete ser algo ainda mais impactante:

Dados da captura de movimentos de duas partidas inteiras e cinco sessões de treino de times profissionais (incluindo, pela primeira vez no FIFA, a captura de uma partida de futebol feminino) traz mais animações autênticas e de alta qualidade do que nunca em um jogo da série.

O Hypermotion 2 do FIFA 23 conta com uma IA com aprendizagem avançada. O algoritmo captou cerca de 9,2 milhões de quadros e as converteu em movimentações naturais in-game. Dessa forma, as equipes se movimentarão de forma mais consciente e coletiva durante a partida.

FIFA 23 Hypermotion futebol feminino

Outro ponto a ser destacado: o futebol feminino teve espaço dedicado para capturas de movimento e terá duas ligas licenciadas pela primeira vez na franquia.

Os dados de futebol masculino e feminino capturados diretamente do campo renderam, somados, mais de 6.000 animações compatíveis com a HyperMotion, fazendo com que atletas se movam e respondam aos comandos com fidelidade nunca vista antes em FIFA 23.

Mais precisão no controle de bola com a Condução Técnica

A mudança de direção será uma ferramenta chave para o gameplay, e o recurso “condução técnica” é a prova disso. A EA Sports afirma: “os jogadores sentirão que o drible está diferente assim que jogarem FIFA 23”.

Um novo sistema de dribles, alimentado por aprendizagem de máquina entre cada toque na bola, gera visuais de nova geração e movimentos naturais com as bolas nos pés. Seja para superar defensores na velocidade ou manter a bola próxima para driblar alguém do time adversário, a Condução Técnica bastante responsiva fará com que as melhores estrelas do mundo se movam com fluidez incomparável.

Condução Técnica FIFA 23

Ao disparar para o ataque com os atletas mais habilidosos, as novas animações deixarão tudo mais fluido. Assim, o jogo terá um desempenho ainda mais realista.

Acelerações diferentes para atacantes, meias e defensores

Em FIFA 23, os atletas virtuais atingirão suas velocidades máximas de maneiras diferentes. Os atacantes terão mais explosão, os meio-campistas usufruirão de disparos mais controlados e os defensores contarão com uma mudança de ritmo mais prolongada.

Arquétipos do FIFA 23
Atletas terão três arquétipos. (Fonte: EA Sports)

Como adiantamos em nossa prévia, a jogabilidade está agradável o suficiente e tem foco nos passes e nas inovações de finalização. Quem gosta de correr pra cima dos defensores no FIFA 22 deve enfrentar dificuldades — ao menos até a EA lançar um novo patch.

As bolas paradas estão diferentes

Bater pênaltis e faltas no FIFA 23 será algo totalmente diferente das demais edições. O novo esquema entregará um sistema de mira mais intuitivo e recompensador. Ou seja, quem acertar o tempo certo, poderá acrescentar ainda mais força nos chutes. 

batida de falta FIFA 23
(Fonte: EA Sports)

Já na cobrança de faltas, será possível definir o ângulo, efeito e até em qual parte da bola seu atleta baterá na bola antes de mandá-la para a rede. Com isso, a trajetória estará sob total controle do batedor.

Power Shot

Outra ferramenta interessante para ficar de olho no FIFA 23 são os Power Shots. Essa finalização demorará um pouco mais para ser acionada por precisar de um tempo de carregamento maior, no entanto, é mais recompensadora.

FIFA 23 Power Shots
(Fonte: EA Sports)

Os chutes terão de ser mais precisos por parte do jogador e acionar a mecânica por mero capricho pode custar caro — algo parecido com os “timed shots” do FIFA 22, onde o timing era essencial para os acertos. A EA Sports descreveu esse recurso como um dos mais poderosos da série.

FIFA 23 é o último com o selo da EA Sports

A FIFA e a EA Sports seguirão caminhos diferentes, ou seja, FIFA 23 será o último lançamento da franquia com a participação de ambas as empresas. A nova era começará em julho de 2023 com o EA Sports FC. Saiba mais aqui!