Os 10 vencedores do Game of the Year na última década
Lista com os últimos vencedores do GOTY!
Um dos momentos mais divertidos para os jogadores são as premiações anuais do The Game Awards. O “Game of the Year” atrai os olhares da comunidade pelo mundo inteiro, gerando grande audiência.
Com a virada da década em vias de acontecer, o Meu PS4 relembra todos os vencedores do GOTY nos últimos dez anos. Vale também lembrar que até 2013, a premiação era conhecida como “VGA”, o Spike Video Game Awards.
Sem mais delongas, vamos aos ganhadores do “Oscar dos videogames”.
Red Dead Redemption – 2010
Uma das disputas mais memoráveis para Game of the Year foi entre Red Dead Redemption e God of War III, lá em 2010. Quem levou a melhor foi o título da Rockstar Games, que ainda levantaria outros três canecos: ‘Melhor Trilha Sonora Original’, ‘Melhor Música’ por Far Away, e ‘Melhor DLC’ por Undead Nightmare.
The Elder Scrolls V: Skyrim – 2011
Skyrim é inegavelmente um dos RPGs mais icônicos de todos os tempos, e isso se refletiu na premiação em 2011. Mesmo com inúmeros bugs, estes divertiam a comunidade gamer a tal ponto que não deu outra: o título da Bethesda levou o GOTY pra casa.
The Walking Dead – 2012
A primeira “zebra” da década aconteceu em 2012. The Walking Dead da Telltale foi indicado ao lado de nomes de peso, como Mass Effect 3, Dishonored, Journey e Assassin’s Creed III. Entretanto, o jurado levou em consideração a fabulosa história do game protagonizado por Lee Everett acima de tudo. Resultado: Game of the Year.
Grand Theft Auto V – 2013
Outra eleição bastante concorrida foi a de 2013. No páreo estavam nada mais, nada menos que GTA V e The Last of Us. Embora o título da Naughty Dog tenha vencido três troféus, o GOTY ficou com o game da Rockstar, que segue lucrando muito com a jornada do trio Michael, Trevor e Franklin até hoje.
Dragon Age: Inquisition – 2014
O primeiro jogo a vencer o The Game Awards (organizado por Geoff Keighley) foi Dragon Age: Inquisition. Desenvolvido pela BioWare, a sequência da franquia é aclamada como um dos melhor RPGs da história.
The Witcher 3: Wild Hunt – 2015
Se The Witcher está em alta por conta da série da Netflix, em 2015 a franquia ganhava uma legião de fãs graças a Wild Hunt, o terceiro game protagonizado por Geralt de Rivia. O vasto mundo aberto, uma narrativa imersiva e a quantidade de horas de gameplay conquistaram os jurados.
Overwatch – 2016
O Game of the Year 2016 ainda deixa muitos gamers irritados por aí. Em disputa contra jogos como Doom, Uncharted 4: A Thief’s End e Titanfall 2, quem levou o prêmio foi Overwatch. O título da Blizzard inovou na época ao trazer um FPS cheio de heróis com habilidades únicas.
The Legend of Zelda: Breath of the Wild – 2017
The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi o único jogo da década que recebeu o GOTY sem ser lançado para qualquer plataforma PlayStation. O game da clássica franquia de aventura suou para bater Horizon Zero Dawn na eleição.
God of War – 2018
Se Kratos ainda tivesse a personalidade característica dos três primeiros God of War, se deliciaria com vingança. Em 2018, quis o destino que o game da Santa Monica enfrentasse outro Red Dead Redemption. Para felicidade do deus grego (agora vagando pela região nórdica), a história não se repetiu, vencendo o tão sonhado Game of the Year.
Sekiro: Shadows Die Twice – 2019
O último GOTY da década foi cercado por expectativas, tudo pela voltas de Resident Evil 2 e Hideo Kojima com Death Stranding. No entanto, quem riu por último foi a FromSoftware, que bateu na trave com Dark Souls 2 (2014) e Bloodborne (2015), mas conquistou o troféu de Jogo do Ano graças a Sekiro: Shadows Die Twice.
E aí, caro leitor? Os Game of the Year da década foram justos? Quais outros games mereciam vencer? Conte pra gente nos comentários!