Tudo Sobre

Resumão: tudo o que sabemos sobre o PS5 até agora

SSD potente e áudio 3D são alguns dos trunfos do PS5

por Vinícius Paráboa
Resumão: tudo o que sabemos sobre o PS5 até agora

A Sony tirou esta quarta-feira (18) para divulgar as especificações do PS5. Com isso, os fãs agora têm uma quantidade interessante de informações a respeito do console next-gen. Mark Cerny, o líder técnico da empresa japonesa, foi o responsável por explicar detalhe por detalhe dos recursos da máquina.

Para deixar os leitores a par de tantas informações, o MeuPlayStation preparou um resumão com todas as novidades oficiais liberadas ao público. Portanto, se você quer ficar totalmente inteirado sobre a próxima geração, basta ler abaixo.

CPU x86-64-AMD Ryzen™ “Zen 2”
8 Tópicos / 16 fundamentais
Frequência variável, até 3.5 GHz
GPU Mecanismo de gráficos baseado em AMD Radeon™ RDNA 2
Aceleração de traçado de raios
Frequência variável, até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS)
Memória do Sistema GDDR6 16GB
Largura de banda de 448GB/s
SSD 825GB
Largura de banda de leitura de 5.5GB/s (Raw)
Disco de Jogo PS5 Ultra HD Blu-ray™, até 100GB/disco
Saída de Vídeo Suporte a TVs de 120Hz 4K, TVs 8K, VRR (especificado pelo HDMI versão2.1)
Áudio “Tempest” 3D AudioTech

O SSD de velocidade ultra-alta, o sistema de entrada e saída personalizado e integrado, a GPU AMD personalizada com traçado de raios e áudio 3D altamente imersivo. Com esses recursos, o PS5 permitirá que os desenvolvedores maximizem ainda mais a criatividade, criando amplos mundos e novas experiências nos jogos que desenvolverem.

Se você deseja acompanhar em vídeo, aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube:

SSD eliminará telas de carregamento

O SSD do PS5 vai conseguir ler 5 GB/s e terá um carregamento praticamente instantâneo de conteúdo. Não haverá telas de carregamento ou reloads. Cerny chegou a citar que os jogadores voltarão à ação assim que morrerem in-game. Há alguns meses, em testes feitos usando Marvel’s Spider-Man, o videogame reduziu o carregamento de 15 para 0,8 segundos.

O SSD terá 825 GB de espaço para armazenamento de jogos e aplicativos, e a Sony já deixou claro que será expandir a capacidade através de dispositivos por fabricantes terceiros. Os jogadores poderão comprar SSDs ou HDs Externos à parte. Mas há algumas ressalvas:

  • Os SSDs “comuns” não terão o mesmo desempenho do modelo nativo do console, isso porque a Sony desenvolveu uma versão muito mais sofisticada, bem à frente dos demais.
  • Os HD externos “comuns” servirão para armazenar somente os jogos de PlayStation 4.

Memória RAM

Além do desempenho do SSD personalizado do PS5, o console terá memória RAM de 16 GB DDR6. Isso permitirá jogar com uma velocidade nunca antes vista e muito superior a que temos atualmente.

CPU e GPU

Durante a apresentação desta quarta-feira (18), a Sony confirmou que a CPU será de 8x Zen 2 em 3.5 GHz com frequência variável. Além disso, a GPU terá um poder de 10.28 teraflops, 36 unidades de computação em 2.23 GHz, este último, também, com frequência variável.

Instalações rápidas

Atualmente, quando um jogo de PS4 baixa um patch para o disco rígido, o console leva certo tempo até completar sua instalação. O motivo é que um novo arquivo precisa ser criado sempre quando há uma nova atualização, pois assim evita problemas posteriores de desempenho. Com o novo SSD, não será necessário criar arquivos.

Retrocompatibilidade com PS4

O PlayStation 5 será retrocompatível com jogos de PlayStation 4. Mas não se empolgue tanto! No lançamento, nem todos estarão disponíveis. A empresa explicou que a lista com os 100 principais nomes será revelada em breve e que os demais serão compatibilidades conforme o tempo.

Nós demos uma olhada nos 100 principais títulos do PS4 conforme classificado por tempo de jogo e esperamos que quase todos eles possam ser jogados no lançamento do PS5. Com mais de 4.000 jogos publicados no PS4, vamos continuar o processo de testes e, com o tempo, ampliaremos a cobertura à compatibilidade com versões anteriores.

Áudio 3D

Um dos destaques da “conferência” foi áudio 3D, que promete incrementar a experiência de gameplay. O recurso será capaz de rastrear com precisão a posição de cada um dos objetos e representar as ondas sonoras emitidas. O formato dos ouvidos e até o tamanho da cabeça dos jogadores foram levados em consideração para trazer uma experiência realista.

Com o áudio 3D no PS5, os sons que você ouve durante os jogos oferecerão uma maior sensação de presença e localidade. Você conseguirá ouvir gotas de chuva tocando diferentes superfícies ao seu redor, além disso, poderá ouvir e localizar precisamente onde um inimigo está espreitando atrás de você

Ray tracing

A tecnologia ray tracing no PS5 será semelhante à próxima geração de GPUs da AMD e não contará com um componente externo para se dedicar ao recurso. A intenção da Sony, com isto, é tornar o videogame mais acessível ao consumidor.

Para quem não sabe o que é o ray tracing, é uma tecnologia que imita a forma como a luz “pula” de um objeto para outro na cena. A renderização de reflexos, por exemplo, fica mais real.

Os jogos que aproveitarem ainda mais desse recurso apresentarão objetos muito mais precisos e com um realismo ainda maior. Água, vidro, refração da luz, os cabelos de uma personagem e assim por diante, tudo ficará ainda mais realista.

Janela de lançamento do PS5

O lançamento do PlayStation 5 ainda está agendado para o final de 2020, mesmo com a possibilidade de adiamento. A Sony não deu detalhes quanto à data, mas já é bom ir pensando no console como um bom presente de Natal (se o preço permitir).

E aí, caro leitor? Ansioso para a chegada do PS5? Conte pra gente nos comentários!