Tudo Sobre

Stray: data de lançamento, PS Plus, troféus, narrativa e mais

Jogo fará parte do PS Plus Extra em 19 de julho e mais detalhes da história foram revelados pela Sony

por Jean Azevedo
Stray: data de lançamento, PS Plus, troféus, narrativa e mais

Falta pouco para descobrirmos mais sobre Stray, jogo da Annapurna Interactive e da BlueTwelve Studios, onde exploraremos uma cidade cyberpunk no controle de um gato. O game tem data de lançamento marcada para o dia 19 de julho, e quem é assinante do PS Plus Extra e Deluxe poderá jogá-lo no dia da estreia. 

A equipe do MeuPlayStation reuniu as principais informações sobre o título neste especial, onde você ficará por dentro de tudo sobre a obra. Um dos troféus de Stray requer que você solte 100 miados ao longo de sua aventura, sabia? Ah, e o DualSense terá interações exclusivas com o felino.

A história de Stray

A PlayStation divulgou uma página onde vários detalhes sobre o jogo foram compartilhados. O gato, principal protagonista da trama, acabou parando nessa cidade futurista de forma misteriosa. Nossa missão é simples: ajudá-lo a escapar desse lugar usando suas habilidades.

NPC apaixonado pelo gatinho
NPCs reagem de maneiras diferentes à presença do felino (Fonte: PlayStation)

Para melhorar, a sua caminhada em Stray não será solitária. O drone B-12 acompanhará o herói ao longo da aventura e, sem sabermos o motivo de contarmos com sua ajuda repentina, ainda servirá como uma espécie de  “tradutor” para os jogadores entenderem os robôs e o que se passa nas ruas.

A cidade é habitada por uma grande variedade de robôs humanoides, cada um vivendo seu dia entre os restos do que parecia ser uma ocupação humana. Cada robô reage de forma diferente ao ver um gato, e você aprenderá quais tipos tendem a ser amigáveis e quais não são à medida que avança.

Onde foram parar os humanos? Como o gato acabou indo para esse lugar? Teremos de descobrir tudo isso resolvendo quebra-cabeças e coletando memórias.

A Cidade Murada de Kowloon serviu de inspiração para o cenário

A Blue Twelve Studios teve a Cidade Murada de Kowloon, da China, como inspiração para elaborar a ambientação de Stray. O motivo é simples: “a concentração de habitações e de vários níveis” seria um playground perfeito para o gato. No final das contas, bastou colocar uma luzes neon e preencher as ruas com robôs humanoides.

A adição dos robôs a esse ambiente traz uma narrativa intrigante e um forte contraste entre sua natureza sintética, porém humanoide, a sensação orgânica da cidade e a notável falta de humanos.

Stray - gato anda pelas ruas da cidade

O B-12 é um assistente e tanto

O B-12 é um drone cheio de utilidades. Ele é responsável por nos atualizar sobre os objetivos das missões, trabalha como um inventário móvel, e é uma ótima arma contra os Zurks, principais inimigos do felino. 

Como a maioria dos NPCs são máquinas humanoides, ele fará a tradução do alfabeto robô sempre que necessário. A maioria dos habitantes da cidade é amigável e o gato acabará fazendo algumas amizades graças às interações junto do companheiro eletrônico.

Stray
O B-12 guarda os itens para o felino ao longo da jornada (Fonte: PlayStation)

Troféus de Stray sugerem jogo divertido e não tão longo assim

Miar pelas ruas, tirar uma soneca, arranhar objetos no cenário e derrubar objetos são alguns dos 25 objetivos necessários para se chegar até o troféu platina.

Stray - gato no esgoto

Os criadores trouxeram mecânicas capazes de deixar o gameplay de Stray interessante, e além disso, uma das conquistas pede para terminar a aventura em até duas horas.

gato explorando a cidade em Stray
(Fonte: PlayStation)

Com essas informações, é possível imaginar uma proposta bem divertida, mas não tão extensa. 

DualSense transmitirá várias sensações aos jogadores

Seja ao explorar o ambiente ou ao tirar uma soneca, o DualSense terá interações com Stray. O cenário transmitirá essas sensações utilizando a resposta tátil do console, e o recurso também marcará presença quando o felino dormir. Segundo os devs, será como se ele estivesse ronronando em suas mãos. Interessante, né?

O jogo chega ao PS Plus na estreia, mas não é exclusivo do serviço

Stray não é exclusivo do PS Plus (e muito menos do PlayStation). O jogo terá versões para PS4, PS5 e PC. O lançamento global é no dia 19 de julho, e sim, ele estará no catálogo do nível Extra logo na estreia. 

Lembrando: a chegada da aventura no serviço não significa que o jogo é seu para sempre. A Sony vem promovendo rotações na biblioteca, então, aproveite enquanto o título estiver disponível para curtir. O preço na PS Store ainda não foi divulgado pela PlayStation.

Ansiosos para jogar Stray? Contem pra gente nos comentários!